Economia e Negócios

Paraíba tem três projetos na lista de privatizações do governo Bolsonaro

Obra da Transposição do Rio São Francisco está entre os ativos que podem ir para a iniciativa privada.




CBTU também deve ser vendida (Foto: Arquivo)

A Paraíba ainda tem três projetos de privatização no ‘radar’ do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O levantamento foi feito pelo portal G1 a partir de informações do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. Entre os ativos que podem ser passados para a iniciativa privada está a obra da Transposição do Rio São Francisco.

De acordo com o levantamento, a parceria em torno da Transposição ainda está em fase de estudos e não tem previsão para sair do papel. O montante de investimento previsto pelo governo é de R$ 12 bilhões.

Uma outra privatização na lista do governo que vai ter impacto na Paraíba é a da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que tem operação na Grande João Pessoa e ainda em Maceió, Natal, Recife e Belo Horizonte. O projeto também está em fase de estudos e a venda está prevista para ser realizada em 2021.

Para o primeiro semestre de 2020, o governo pretende fazer a concessão de uma área de 7.572 hectares, entre a Paraíba e Pernambuco, para mineração de fosfato de miriri.

Segundo os números levantados pelo G1, somados os projetos iniciados no governo de Michel Temer (MDB) e os anunciados na gestão Bolsonaro, o número de ativos listados para serem oferecidos em leilões para iniciativa privada está em 119, contra 69 do começo do ano.

Leilões realizados

Um total de 29 leilões já foram realizados pelo PPI em 2019 e outros 22 estão previstos para ocorrer até o final do ano.

Entre os que foram realizados está o de três terminais do Porto de Cabedelo. As áreas foram adquiridas pelo Consórcio Nordeste por R$ 54 milhões. Na Paraíba também foram leiloados os aeroportos da Grande João Pessoa e de Campina Grande. Nas duas situações as autorizações para a concessão foram dadas ainda no governo Temer.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.