Economia e Negócios

Maior evento calçadista do Nordeste será aberto em Campina Grande

Expectativa é movimentar R$ 6 milhões em negócios. A 5ª edição do Gira Calçados começa nesta terça-feira no auditório da Fiep.




Calçadistas do Nordeste e lojistas de todo o Brasil se encontrarão mais uma vez para fazer negócios durante a 5ª edição do Gira Calçados, um dos maiores eventos do setor no Nordeste, que começa nesta terça-feira (10), às 19h, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), e segue até o quinta-feira (12).

A expectativa é movimentar R$ 6 milhões em negócios, com vendas de calçados, carteiras, bolsas e acessórios em geral, entre outros. Entre as novidades deste ano, o evento apresenta showroom com empresas de componentes, desfiles e a loja conceito, que proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer tudo que é necessário para uma loja potencializar vendas.

O Gira Calçados integra as ações de estímulo à cadeia produtiva do calçado no Estado, ligando o setor pelos eixos da capacitação, mercado e inovação. Esta edição contará, dentre os expositores, com marcas de 21 estados.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Fiep, as centenas de compradores desses produtos são de todos os estados brasileiros.  A programação do evento contará com rodada de negócios, palestras, oficinas e clínicas tecnológicas. Parte das capacitações será realizada na unidade móvel do Instituto Senai de Tecnologia do Couro e do Calçado, uma carreta que representa um complexo de inovação e tecnologia para o setor, com cursos e oficinas na área de modelagem e design.

Nesta 5ª edição, o Gira Calçados garante a participação dos calçadistas nordestinos nos negócios de todo o país. O evento é realizado pelo Sebrae Paraíba, Sindicato das Industrias de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), a Federação da Industrias da Paraiba (FIEP) e Senai através do Instituto SENAI de Tecnologia do Couro e do Calçado(IST).

Setor calçadista

A Paraíba é o terceiro maior produtor de calçados do país graças ao conjunto da cadeia produtiva, conforme a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados). Dos 700 milhões de pares de calçados produzidos/ano no Brasil, 250 milhões são da Paraíba, que possui 20 mil postos de trabalho, conforme informações do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). De acordo com o Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (SindiCalçados), a participação dos pequenos negócios no setor de calçados é significativa, com 180 micro e pequenas empresas formalizadas no Estado.

A produção de calçados no Estado melhorou nos últimos dez anos pelos investimentos realizados no design, em inovações tecnológicas e no parque produtivo. Há três anos, a Paraíba estava em segundo lugar nas exportações de calçados do país, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Conforme as pesquisas da Associação, o Estado exportou mais de 18 milhões de pares de janeiro a setembro de 2013 e aumentou 20% comparado ao mesmo período de 2011.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.