Economia e Negócios

IPTU e IPVA com desconto até hoje

 Prazo para pagamento do IPVA, IPTU e TCR com descontos de 10% e 15% acaba nesta quarta-feira (29). 




Hoje é o último dia para quem tem imóveis em João Pessoa aproveitar o desconto de 15% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) em cota única.

A estimativa da Prefeitura da Capital é que até o final do dia sejam arrecadados R$ 28 milhões com o pagamento dos dois impostos. Este montante é corresponde a 50% do total que a prefeitura espera arrecadar até o final do ano (R$ 46 milhões).

O pagamento dos dois impostos pode ser feito também com parcelamento em até dez vezes, com o vencimento da primeira parcela também hoje, ou em cota única, sem desconto até o final do mês de março.

Para quem ainda não decidiu como irá realizar o pagamento do IPTU e do TCR, o consultor financeiro Guilherme Baía dá dicas e ressalta que, apesar do desconto, a opção pelo pagamento à vista deve ser feita apenas se o orçamento familiar não for comprometido com este gasto.

“Se você for precisar recorrer a alguma forma de financiamento para conseguir arcar com o pagamento em cota única, é melhor escolher o parcelamento”, afirmou.

O consultor financeiro explicou que o empréstimo para o pagamento em cota única só seria vantajoso se a taxa de juros do financiamento fosse abaixo de 1,64%.

“Esta taxa de juros é muito difícil de ser encontrada e para empréstimos com taxas de juros mais altas que esta, o valor do desconto para pagamento à vista não compensa”, ressaltou.

Baía lembra ainda que antes de tomar qualquer decisão sobre a forma de pagamento, é preciso colocar no papel todas as despesas da família para o mês corrente e as contas que já estão com data de pagamento programada para o mês seguinte.

“Neste momento, vale à pena buscar informações nos canhotos dos talões de cheques e nas faturas do cartão de crédito, ver que contas já foram quitadas e que novas despesas deverão começar a ser pagas na próxima fatura. Além disto, é importante puxar na memória se no final do ano passado foi realizada alguma compra com pagamento programado para ser iniciado nos próximos meses”, aconselhou.

Além do IPTU e da TCR, quem possui veículo com placas terminadas em 3 ou 4 também tem até hoje para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única com desconto de 10%. A estimativa é de quase 130 mil veículos com placas finais 3 e 4 existentes no Estado.

Neste caso, segundo o consultor financeiro Guilherme Baía, também valem as mesmas dicas para o pagamento do IPTU e da TCR, mas como a quitação do IPVA pode ser realizada em no máximo três parcelas, um financiamento para o pagamento em cota única pode ser vantajoso também para quem ainda não dispõe do dinheiro para pagamento em cota única.

“O ideal é que você pague em cota única sem precisar realizar financiamentos, mas se o custo efetivo total do empréstimo tiver uma taxa menor que 3,57% pode ser vantajoso. Taxas de juros um pouco mais baixas que este índice podem ser encontradas em empréstimos consignados, por exemplo”, ressaltou.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.