Economia e Negócios

Estado deve receber 38,4 milhões de dólares para o turismo

Liberação da linha de crédito deve acontecer já em 2009. Uma técnica do Ministério de Turismo está na Paraíba para a realização de um levantamento.




Da Redação
Com informações da Secom/PB

Um convênio realizado entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado prevê investimentos da ordem de 38,4 milhões de dólares para o turismo. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo, uma técnica do Ministério de Turismo está na Paraíba levantando informações para a realização do convênio da linha de crédito Prodetur Nacional.

A linha de crédito será liberada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável por fazer o contrato com os Estados. Em 2009, ano de previsão da liberação de crédito, uma equipe do Banco deve ser enviada à Paraíba.

Segundo a gestora executiva do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Catharine Brasil, a carta consulta do Governo do Estado para o Prodetur Nacional foi aprovada pela Comissão de Financiamento Externo – Cofiex (do Ministério do Planejamento), em setembro, e, agora, está sendo proposto o planejamento turístico para as regiões do Litoral, Brejo e Agreste.

Ela destacou que as potencialidades turísticas estão identificadas e através das regiões estão sendo trabalhadas dentro de suas especificidades pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Primeira etapa

A Paraíba já teve aprovada uma negociação com o BID e está em fase de conveniar com o Ministério para implantação do binário do Conde, cujo projeto de rodovia com cerca de 10 km vai desafogar o trânsito dentro do distrito de Jacumã. O valor aproximado é de R$ 2,4 milhões. O projeto foi entregue e está em fase de aprovação na Diretoria de Programas Regionais do Ministério do Turismo.

A obra será executada pelo DER, que já fez a fez licitação dos projetos de passivo ambiental e social da PB 008. Ontem, foi feito o cadastramento do Governo do Estado dentro do Sistema de Convênios do Governo Federal.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.