Economia e Negócios

Endividados podem renegociar débitos na PB a partir desta segunda

Procons da Paraíba e de João Pessoa promovem mobilização de negociação de dívidas.




Começa nesta segunda-feira (3) o Terceiro Mutirão de Renegociação de Dívidas da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB). O foco da iniciativa são as pessoas consideradas superendividadas, que podem conseguir descontos nos débitos. O mutirão vai até o dia 7 de dezembro, das 8h às16h30, com distribuição de senhas até as 14h. O Procon de João Pessoa também começa uma mobilização para negociação de dívidas.

O evento é uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), empresas de serviços essenciais como Energisa e Cagepa; de telefonia, como Oi, Vivo, Claro e Tim; escolas particulares, em uma parceria com o Sintep; órgãos de Serviço de Proteção ao Crédito e empresas de TV por assinatura.

“Avaliamos o bom desempenho dos dois mutirões de renegociação de dívidas e vimos o quanto os consumidores reagiram ao chamamento para quitarem suas dívidas e o quanto ainda se tem a fazer nesse sentido. Aproveitamos o final de ano, época em que o consumidor recebe o 13º salário para facilitar a renegociação”, explicou a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti.

Ela ressaltou ainda que será uma ação presencial. “Vamos receber os consumidores que realmente reconheçam e tenham interesses em negociar suas dívidas. Existimos para defender o consumidor, para educar e harmonizar as relações de consumo e oportunizar uma interação direta e imediata entre as partes envolvidas com o objetivo de sanar as possíveis dívidas existentes”, enfatizou.

O Procon-PB fica localizado no Parque Solon de Lucena, 234, Centro, próximo ao Cassino da Lagoa ao lado do MP-Procon. Qualquer dúvida ligar 151, acessar o site www.procon.pb.gov.br ou as redes sociais do órgão.

Nome Limpo

A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) também promove um mutirão para endividados a partir desta segunda-feira. O ‘Feirão Nome Limpo on line’ pretende buscar soluções para consumidores que desejam quitar dívidas ou que estão com algum restrição de crédito.

Os atendimentos serão realizados exclusivamente de forma on-line. Os interessados em participar da ação devem acessar o site do órgão  e clicar na aba ‘nome limpo’. Feito isso, basta preencher um cadastro com dados pessoais e informações sobre as dívidas que devem ser negociadas.

É importante que os débitos possam ser comprovados por documentação. Ainda no momento do cadastro também é necessário apontar qual o fornecedor com quem deseja quitar dívidas e apontar a forma de pagamento que pode assumir. Após o cadastramento, o Procon-JP encaminha a proposta ao fornecedor apontado. Toda a negociação será realizada por via on-line.

Para o secretário do Procon-JP, Helton Renê, o “feirão nome limpo on-line”, representa uma nova forma de solucionar os problemas dos consumidores.

“Os procons têm esse compromisso com a sociedade, que é o de buscar soluções para os lados envolvidos na relação consumerista. O pessoense, a partir do dia 3 de dezembro de 2018, tem um novo canal de negociação dos débitos”, defendeu Renê.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.