Economia e Negócios

Cooperativas de crédito têm alta de 15% em associados

Na Paraíba, existem 27.335 destas organizações que além do aumento no número de associados, tiveram expansão de 20% nas carteiras de crédito.




No segmento de cooperativas, as de crédito vêm se destacando nos últimos anos. Na Paraíba, existem 27.335 destas organizações e as centrais regionais dos dois principais sistemas de cooperativas de crédito que atuam no Estado, Unicred Norte/Nordeste e Sicoob Nordeste, acompanharam essa tendência de expansão, com crescimento superior a 20% em suas carteiras de crédito, enquanto o número de associados teve alta de até 15% no ano passado. A informação foi do Sindicato e Organização das Cooperativas da Paraíba e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Paraíba Sistema OCB/Sescoop-PB.

O presidente do Sesccop, André Pacelli, afirmou que um fator importante é que as sobras dos resultados destas cooperativas, ou seja, os lucros, são revertidos para seus próprios associados estimulando a economia local. “No caso dos bancos, ao contrário das cooperativas, estes valores são enviados para suas matrizes, que geralmente ficam fora do país”, frisou.

Já o gerente de relacionamento da Unicred Central Norte Nordeste, Ricardo Zacarias, afirmou que as cooperativas de crédito trazem uma série de vantagens como "possibilitar cada vez mais a inclusão da sociedade ao sistema bancário, oferecer empréstimo ou crédito com taxas menores do que os bancos, além de reverter os resultados positivos dos negócios aos associados".

Os números do Banco Central do Brasil revelam que, durante o ano passado, o montante (ativos) dessas instituições rompeu a marca histórica dos R$ 100 bilhões, ao mesmo tempo atingiram mais de seis milhões de associados em todo o país.

O Sistema Unicred Regional, que é formado por 27 cooperativas, completa no final deste ano uma década. Desse total, quatro estão na Paraíba: Unicred Alto Sertão Paraibano com sede na cidade de Sousa, Unicred Centro Paraibana com sede na cidade de Campina Grande, a Creduni, cooperativa que tem atuação nas instituições de ensino superior públicas do Estado e a Unicred João Pessoa com sede na capital ocupa a 1ª colocação do ranking do Sistema Nacional Unicred.

As quatro do sistema Unicred no Estado da Paraíba distribuíram entre os 85 mil cooperados, mais de R$ 152 milhões em resultado financeiro. Em cooperativas de crédito, o lucro é denominado Sobras e como não são empresas com fins lucrativos são obrigados a devolver aos cooperados, os resultados positivos de cada ano. Dessa forma, todo o resultado obtido nas transações financeiras com os cooperados é distribuído proporcionalmente às transações realizadas pelos cooperados ao longo do ano. Com exceção da Creduni, restrito aos profissionais de saúde, as demais cooperativas têm abertura para novos associados.

Um dos ramos que se destacam nas cooperativas de crédito é o da saúde. Na Unicred do Estado, 26% dos associados são ligados a esta área, sendo 2.776 médicos (14%) e 2.240 demais profissionais da saúde (12%). Os servidores públicos somam 5.942 (31%) e 1.383 correspondem a pessoas jurídicas (7%).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.