Cultura

Terceira trama da saga Crepúsculo estreia em JP e CG nesta quarta

Eclipe chega aos cinemas de João Pessoa e Campina Grande nesta quarta-feira (30). Veja programação.



Reprodução
Reprodução
Eclipe é o terceiro livro da série adaptado para o cinema

Renato Félix
Do Jornal da Paraíba

Os vampiros são os príncipes encantados de hoje? Se depender da febre da série Crepúsculo, não resta dúvida. Edward Cullen (Robert Pattinson) continua fazendo suspirar as pré-adolescentes enquanto resiste a dar uma mordidinha em Bella Swan (Kristen Stewart).

A adaptação do terceiro livro da série é Eclipse (Eclipse, Estados Unidos, 2010, estreia hoje em JP e CG), que tenta dar um passo à frente na dinâmica apresentada no segundo filme, Lua Nova (2009): a de que o príncipe também pode ser um lobisomem.

Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural

O canino é Jacob (Taylor Lautner, apontado como a verdadeira revelação da série, mais até do que os dois protagonistas), melhor amigo de Bella e – desde que descobriu que é um lobisomem – sempre sem camisa. Ela continua balançada entre os dois, mesmo declarando seu amor pelo vampiro sempre que pode. Lobisomens e vampiros continuam se estranhando, mas, por ela, vão trabalhar juntos de novo em dado momento.

O lado “ação” do filme está representado por uns vampiros novatos que aparecem causando um conflito com a família Cullen. Ou seja: quem é fã da série de livros já sabe tudo o que vai acontecer e, para quem não é fã, aparentemente não há nada de muito novo.

Novidade mesmo é a entrada no elenco de Bryce Dallas Howard. A filha do diretor Ron Howard – que estrelou A Vila (2004) e A Dama na Água (2006), de M. Night Shyamalan; Manderlay (2005), de Lars von Trier; Homem-Aranha 3 (2007) e O Exterminador do Futuro – A Salvação (2009), de McG – é a vilã Victoria, substituindo Rachelle Lefevre, que fez o papel em Crepúsculo (2008) e Lua Nova.

Ela se une a, além do trio principal, atores como Anna Kendrick (indicada ao Oscar por Amor sem Escalas, 2009), Dakota Fanning e, como brinde, Sarah Clarke (a inesquecível Nina Meyers de 24 Horas).

A série continua com produção em alta velocidade, no ritmo de um filme por ano. E já foi anunciado que Amanhecer, último livro da série escrita por Stephenie Meyer, vai ser adaptado para dois filmes – a mesma estratégia de esticar o faturamento usada no último Harry Potter. Mas um novo livro, A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, focado em uma personagem que aparece rapidamente no cinema, pode indicar que a série está longe de acabar.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.