Cultura

Sinfônica de São Paulo chega a JP nesta 6ª para concerto na praia

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta na praia de Tambaú na sexta-feira (7), às 20h, em concerto ao ar livre, gratuito para o público.



Divulgação
Divulgação
Orquestra mostra em Tambaú porque é vencedora de tantos prêmios

Da Redação
Com assessoria da Osesp

Considerada a mais destacada orquestra da América Latina, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) estará em João Pessoa nesta sexta-feira (7). Sob a regência do maestro John Neschling, a Osesp se apresenta nas areias de Tambaú, próximo ao Busto de Tamandaré, a partir das 20h, em concerto ao ar livre, gratuito ao público. A apresentação integra a Turnê Brasil 2008, que leva a orquestra a 12 cidades brasileiras, passando por Salvador, Aracaju, Recife e chegando até a capital da Paraíba e seguindo pelo resto do país.

No programa que será apresentado em João Pessoa, constam peças de Mikhail Glinka (“Russlan e Ludmila: Abertura”), Pyotr I. Tchaikovsky (“Capricho italiano, Op.45”), Giuseppe Verdi (“A Força do Destino: Abertura”), Leonard Bernstein (“Candide: Abertura”), Oscar Lorenzo Fernandez (“Reisado do Pastoreio: Batuque”), Cláudio Santoro (“Frevo”), Johann Strauss Jr. (“O Morcego, Op.362: Abertura”), Maurice Ravel (“Bolero”) e Max Bruch (“Concerto nº 1 para Violino em sol menor, Op.26: 3º movimento”).

Por aqui, o solista convidado é o violinista Cláudio Cruz, premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 1985 e 1997. Desde 1997 sob direção de Neschling (foto), a Osesp passou por reestruturações que a transformaram em referencial de qualidade e excelência nos campos da Arte, da Cultura e da Educação no Brasil. A incorporação do antigo Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, dando origem aos coros Sinfônico e de Câmara da Osesp e a criação dos coros Infantil e Juvenil enriquecem as temporadas de mais de 130 apresentações.

Entre os prêmios mais importantes ganhou, em 2007, o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Clássica pela gravação da “6ª Sinfonia” e “Abertura A Consagração da Casa”, de Beethoven. Para o maestro John Neschling, é imprescindível que uma orquestra do porte da Osesp, que viaja constantemente, não só para o exterior e pelo interior do seu estado, leve sua música também ao público das demais capitais do país.

“Nestes últimos anos, tocamos em três continentes em algumas das mais prestigiosas salas de concertos do mundo. Entretanto, a nossa incursão pelo País firmou-se como a mais feliz de todas as nossas turnês. Estamos convencidos de que tocar pelo nosso extenso território é, no mínimo, tão fundamental quanto nos apresentarmos nas importantes capitais européias e metrópoles norte-americanas.”

Serviço

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Quando: Sexta-feira (7), a partir das 20h
Onde: Busto de Tamandaré, Tambaú, João Pessoa
Quanto: gratuito
Recomendação etária: 8 anos


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.