Cultura

Segundo disco de Zé Ramalho é relançado após 40 anos com participação da 'Prima Facie'

Releitura chegou às plataformas digitais nesta segunda-feira.




Foto: Reprodução / Contracapa LP de 1979

Gravado e lançado em 1979, o álbum ‘A peleja do Diabo com o Dono do Céu’, do cantor Zé Ramalho, ganhou uma releitura, lançada nesta segunda-feira (15), em comemoração aos 40 anos do disco. Trazendo na bagagem grandes sucessos como ‘Admirável Gado Novo’, ‘Garoto de Aluguel’, ‘Frevo Mulher’ e a música que leva o nome do título do álbum, dessa vez, o disco conta com a voz de doze artistas, entre eles, a banda paraibana Prima Facie.

Assim como a primeira versão, o remake conta com as dez músicas compostas por Zé Ramalho sem parceiros, todas dispostas na mesma ordem do álbum original. E foi com a música ‘cabeça de chave’ – canção número um do disco – que a banda Prima Facie mais uma vez participa da releitura de um álbum do Zé. “Tivemos a felicidade de conseguir fazer um bom arranjo no outro disco, e nesse o arranjo foi todo nosso também”, afirmou o vocalista do grupo, Geffe, acrescentando que o convite para a gravação partiu diretamente do cantor.

Na primeira releitura, lançada em julho de 2018, Prima Facie marcou a participação no tributo com ‘Adeus Segunda Feira Cinzenta’, uma das músicas do álbum de 1978 de Zé Ramalho. A banda, há 18 anos no mercado musical, faz parte do cenário ‘independente’, assim como a maioria dos convidados para a regravação do disco. Atualmente, Prima Facie é formada por Geffe, Gustavo, Rafael e Antônio, filho do cantor Zé Ramalho.

Foto: Banda Prima Facie/Divulgação

Projetos

Mesmo sendo o segundo trabalho da banda em um disco produzido por Zé Ramalho, a verdade é que as composições do cantor já integram o repertório da banda há anos. E, para os projetos em andamento, não seria diferente. 

O disco ‘Prima Facie toca Zé Ramalho’, com previsão de lançamento para início de 2020, já está em produção. “Já temos três gravadas: ‘Adeus Segunda Feira Cinzenta, Eternas Ondas, A peleja do Diabo com o Dono do Céu. A gente deve tá gravando, ainda esse mês, chão de giz e jardim das acácias”, conta Geffe.

Ainda segundo o vocalista, a ideia é transformar em clipe todas as músicas do disco a ser lançado e, posteriormente, lançar um DVD com os vídeos dos trabalhos. “Estamos filmando o clipe de ‘Eternas Ondas’. Vamos também fazer o clipe da ‘Peleja do diabo com o dono do céu’, contou.

O remake

O disco ‘A peleja do diabo com o dono do céu’ é uma parceria entre a editora Avôhai, de Zé, e o Selo Discobertas e chega às plataformas digitais nesta segunda-feira com lançamento do álbum físico previsto para agosto.

Quase todos os artistas convidados para integrar o tributo são da cena independente. Entre os nomes estão Sinha Vitória, Mazzeron, Rock Factory Project e Kisser Clan. Também participam do remake os cantores Robertinho de Recife e Frejat. Além disso, outros dois filhos de Zé, João e Linda Ramalho, participam do remake.

Capa do disco ‘A peleja do diabo com o dono do céu – 40 anos – Remake pop rock’ — Foto: Divulgação

Confira as faixas do remake ‘A Peleja do Diabo com o Dono do Céu’

  1. A peleja do diabo com o dono do céu – Prima Facie
  2. Admirável gado novo – Sinha Vitória
  3. Falas do povo – Maurício Baia & Cesar Barbosa
  4. Beira mar – João Ramalho
  5. Garoto de aluguel (Taxi boy) – Mazzeron
  6. Pelo vinho e pelo pão – Linda & Rob Endraus
  7. Mote das amplidões – Kisser Clan (pseudônimo de Andreas Kisser)
  8. Jardim das acácias – Roberto Frejat
  9. Agônico – Robertinho de Recife
  10. Frevo mulher – Rock Factory Project


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.