Cultura

Presentes de fim de ano pedem atenção e carinho

Primeira dica e mais importante de todas é prestar atenção ao perfil do seu amigo-secreto. Nada de dar aqueles cartões de vale-presente ou algo insosso, sem sabor.




Agda Aquino
Especial para o Paraíba 1

Em dezembro começam a pipocar as festas de confraternização. Família, colegas do trabalho, da universidade, do curso de inglês e da igreja resolvem se reunir para celebrar as festas juntos. Haja espaço na agenda pra tantos encontros. E se você é daqueles que gosta de participar dos amigos secretos, é também hora de arregaçar as mangas nas compras dos presentes.

A primeira dica e mais importante de todas é prestar atenção ao perfil do seu amigo-secreto. Nada de dar aqueles cartões de vale-presente ou algo insosso, sem sabor. Por menos que você conheça a pessoa vale a pena dar uma pesquisada no gosto dela e bater um pouco de perna para comprar a lembrancinha. Isso não significa gastar muito, e sim doar um pouco do seu tempo para cada um dos seus presentes, em época de crise isso vale mais do que presentes caros. Para tornar essa tarefa mais fácil faça uma lista dos presentes e compre todos num dia só. 

Se você não tem muita intimidade com aquela pessoa que você puxou no papelzinho, vale recorrer à lista de desejo de cada um, mas não se prenda só a ela. Você fará muito mais sucesso se tentar captar o gosto da pessoa e surpreender com uma lembrança carinhosa. Muitos amigos secretos estabelecem o valor dos presentes. É bom respeitar para não criar um clima estranho na festa. Alguém pode pensar que você gastou demais com o presente para humilhar os outros ou para agradar demais o colega ou o chefe. 

Tente fugir das opções óbvias. Para isso que tal colocar a mão na massa, literalmente? Uma ótima opção é preparar agendas, caixas ou blocos personalizados. Vai ser bom pra você relaxar um pouco e para a pessoa que vai ganhar e se sentir querida.

Em João Pessoa o Ateliê Magic Scrap, que fica na Avenida Navegantes, em Tambaú, oferece cursos que ensinam a preparar peças personalizadas. Um curso de uma tarde, com material incluso, sai por R$ 40,00. Você pode conferir detalhes no perfil do Ateliê no Orkut. http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=7461738146627634977.

Outra dica que você pode conferir na Internet é o blog Feita de Pano, www.feitadepano.blogspot.com, que vende bolsas fofíssimas por R$ 20,00 em João Pessoa. Você pode até agendar uma visita deles na sua casa ou no seu trabalho para escolher as peças com calma. Se quer bolsas e acessórios diferentes entre em contato com a marca Rika, de Recife, eles mandam pra cá também. http://www.flickr.com/photos/rikaacessorios/ 

Se você vai presentear alguém mais próximo, que tal dar uma assinatura de uma revista? Presente diferente e cheio de classe. No quesito moda, os detalhes fazem toda diferença. A pedida é um acessório bonito. Para as mulheres valem lenços de amarrar no pescoço, enfeites para o cabelo, pulseiras e colares.

Para os homens vale um bom chapéu, se combinar com o estilo dele – claro. Essas lojas de confecção estão cheias deles para o verão, bonitos e com preços ótimos. Existem também os conjuntos de sabonetes e hidratantes deliciosos de várias marcas diferentes, tanto para homens quanto para mulheres. Perfume é algo muito pessoal, só faça essa opção se você tiver certeza absoluta do gosto da pessoa. 

E lembre-se: o momento deve ser de alegria e confraternização, mas com limites. Afinal de contas ninguém quer que a festa vire assunto para a fofoca do cafezinho durante o ano que vem inteiro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.