Cultura

Palestra aborda obra ‘A Bagaceira’, de José Américo de Almeida

Importância da obra e do autor serão explicadas na palestra.




O Zarinha Centro de Cultura promove uma palestra sobre o livro “A Bagaceira”, de José Américo de Almeida, na quinta-feira (13), às 19h30. Lançada em 1928, a obra, introdutória do romance regionalista brasileiro, projetou o nome de José Américo de Almeida e marcou época, influenciando escritores como Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz.

A palestra pretende explicar a importância da obra, além de exemplificar quão primorosa e elegante foi a linguagem usada pelo autor. A entrada custa R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

Quem comparecer também terá a oportunidade de entender a contribuição desse paraibano, que, segundo Rachel de Queiroz, foi um “homem sofisticado intelectualmente, muito culto [e] muito talentoso” para as letras brasileiras.

“A Bagaceira” iniciou um proveitoso momento literário, chamado Ciclo Regionalista Nordestino, abrindo espaço para outros escritores e chamando atenção do Brasil para as mazelas que a seca imprimia na população nordestina.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.