Cultura

Obra de Candido Portinari é catalogada em novo portal

Obra do pintor Candido Portinari é catalogada e disponibilizada em portal, que entra no ar a partir desta quinta-feira (21).




Com objetivo de democratizar a obra de Candido Portinari (1903-1962), um novo portal do projeto que leva o nome do artista plástico modernista www.portinari.org.br entra no ar a partir de hoje.

Resultado de uma pesquisa de mais de 30 anos e uma catalogação minucios sobre a obra do pintor, o portal acessa diretamente todo o acervo do Projeto Portinari, uma complexa base de dados com cerca de 30 mil itens relacionados, entre obras, cartas, fotografias, periódicos e depoimentos.

O acervo disponibilizado também se refere aos seus contemporâneos do artista – listando nomes como Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Luís Carlos Prestes, entre outros.

Desenvolvido com a utilização da linguagem HTML 5, o Portal Portinari pode ser facilmente acessado também em tablets e smartphones.

De acordo com o Professor João Candido Portinari, fundador e diretor geral da instituição, mais de 95% das obras de Portinari estão inacessíveis ao público por pertencerem a coleções privadas. “Sempre sonhei em disponibilizar as obras ao maior número possível de pessoas”, afirma.

“A obra de Portinari carrega mensagens éticas e de valores humanos em prol da paz, retrata a vida, alma e o povo brasileiro.

No início, há 33 anos, não havia tecnologia para isso. Hoje, novas ferramentas nos permitem colocar esse conteúdo no colo das pessoas”.

O site é apresentado em forma de mosaico a obra completa de Portinari. São 5 mil imagens, além de documentos e uma seleção de fatos históricos que contextualizam a produção do pintor.

O usuário pode usar filtros ou busca por texto livre para localizar obra ou documento durante a navegação. Quando acessado, cada item do acervo apresenta um infográfico que mostra seus relacionamentos com todos os outros itens do acervo do projeto.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.