Cultura


Festival de Música da Paraíba homenageia Zabé da Loca

 Inscrições acontecem de 12 de setembro a 31 de outubro de 2017.




Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
A inscrição deve ser realizada no site do evento de 12 de setembro a 31 de outubro de 2017

A fim de homenagear a artista paraibana Zabé da Loca e de dar visibilidade a produção musical do estado, foi lançado nesta terça-feira (12), o edital do Festival de Música da Paraíba - Homenagem a Zabé da Loca. A inscrição deve ser realizada no site do evento de 12 de setembro a 31 de outubro de 2017 e podem participar qualquer artista residente na Paraíba, com idade acima de 14 anos. A premiação é de até 10 mil reais. O evento é promovido pelo governo da Paraíba, através da Rádio Tabajara. 

O festival será realizado de 13 a 27 de janeiro de 2018. As cidades escolhidas para sediar as eliminatórias são Sousa e Campina Grande; a final será realizada em João Pessoa. Restrições e critérios de avaliação estão no edital. O evento é uma realização da a Rádio Tabajara, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário online de inscrição, anexar comprovante de residência atualizado, enviar a música em mp3, além de enviar a letra da música, declaração de música autoral e autorização de participação - para menores de 18 anos.

Zabé da Loca

Zabé é natural do município de Buíque, no Pernambuco, mas veio morar na Paraíba ainda quando adolescente. Ela foi descoberta em 2003, aos 79 anos, pelo projeto coordenado por Dom Helder Câmara, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No mesmo ano, a artista gravou seu primeiro CD, com o tema Canto do Semiárido, com composições próprias e versões de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Em 2009, Zabé da Loca recebeu o prêmio Revelação da Música Popular Brasileira. Um memorial em resgate a história da artista foi inaugurado durante o ano de 2016 na cidade Monteiro. Várias homenagens foram realizadas na época. Zabé da Loca morreu aos 93 anos, em Monteiro.