Cultura


Mostra de artes traz teatro, dança e oficinas gratuitas a diversas localidades em JP

 Festival acontece de 7 a 14 de outubro e tem programação em 3 teatros de JP.




Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Dentre os espetáculos selecionados, está No Mundo da Rua do grupo paraibano Corpos de Saia

Com espetáculos de vários estados do Brasil inscritos, a primeira edição da Mostra de Artes Teatrais Integradas (Marte) busca a democratização e valorização das artes teatrais, levando-as para todas as esferas sociais de maneira inteiramente gratuita. O festival acontece de 7 a 14 de outubro e tem programação no Teatro de Arena, Teatro Paulo Pontes e o Teatro Santa Roza.

Os selecionados para a Mostra são os potiguares do Grupo Carmin e seu recém-estreado A invenção do Nordeste; e do Coletivo Independente Dependente de Artistas (Cida), com uma residência de três solos: História/Container, Etéreo e (Eu)Fêmea; enquanto Goiás está representado pela Nalini Cia. de Dança, que apresentará sua coreografia Anarthas, assinada por ex-bailarina da Quasar Cia. de Dança; e os paraibanos do Quem Tem Boca é Pra Gritar (Comédia com farinha), do Ser Tão Teatro (Alegria de náufragos), do projeto Corpos de Saias (No mundo da rua), além do grupo Arretados Produções Artísticas (Troca-se histórias por brincadeiras), da Cia. Fuá de Terreiro (Baile muderno) e da Cia. dos Clownssicos (Clownssicos - Uma velha história de amor).

A Marte será dividida em cinco módulos: Teatro para a Infância e Juventude, com apresentações no Parque da Lagoa, com ações voltadas para a contação de histórias, teatro, doações de livros, ações lúdicas e ecológicas; Teatro Adulto, com espetáculos variados, teatro, teatro-dança ou performance; Teatro na Escola, com ações de contação de histórias ou teatro de bonecos em dez escolas públicas de João Pessoa; Módulo Saberes da Arte, feita de ações de formação com oficinas e intercâmbio entre os grupos; e Módulo Ciclo de Debates, composto por três temas (Gêneros Dramáticos e Hibridismos Teatrais; Formação de Plateias: Pedagogia do espectador; e Novos Rumos do Teatro para a Infância e Juventude).

Simultaneamente, acontece a Marte Universitária, que tem como objetivo a difusão da produção acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação em Teatro e artes em geral. A mostra é feita das seguintes categorias: Apresentações de Pesquisas; Apresentações/demonstrações Artísticas/Performance Art, Oficinas de processos criativos e treinamento do ator; e publicação de artigos/Revista Marte Universitária.

Serviço:

Mostra de Artes Teatrais Integradas
De 7 a 14 de outubro
João Pessoa - Paraíba
Entrada Gratuita