Cultura


Desenhista de 'V de Vingança' vem a João Pessoa para evento de HQs

 David Lloyd, criador do V de Vingança, participa dos dois dias do HQPB




Reprodução
Reprodução
O quadrinista vai participar de palestra, sessão de autógrafos e bate bato durante o evento

Nesta quarta-feira (6), foi confirmada a vinda do autor, desenhista e roteirista britânico David Lloyd a João Pessoa para participar do HQPB nos dias 7 e 8 de outubro no Espaço Cultural. Lloyd é criador da icônica Graphic Novel 'V de Vingança' ao lado de Alan Moore que completa 35 anos. O quadrinista vai participar de palestra, sessão de autógrafos e bate papo durante o evento.

Marcado pela presença da máscara de Guy Fawkes usada pelo protagonista, o quadrinho revoluciona não só o mundo do HQ, mas toda uma geração que teve contato com o ideal controverso de V. O visual do personagem foi criado pelo David Lloyd e a história foi desenhada usando a técnica de chiaroscuro.

Ultrapassando o HQ, a história foi adaptada para o cinema em 2005, numa produção com roteiros das irmãs Wachowski e estrelada por Natalie Portman e Hugo Weaving. O filme ajudou a trazer mais sucesso para o já famoso quadrinho. Além disso, a produção tornou o personagem e sua máscara um símbolo da resistência do cidadão comum diante da especulação econômica e opressão política.

Os primeiros registros do uso da máscara foram durante os protestos contra a Igreja da Cientologia nos Estados Unidos organizado pelo grupo de ativistas Anonymous. O acessório atingiu o auge de popularidade, quando foi visto em protestos por todo o mundo, como no movimento Occupy Wall Sreet em 2011. A máscara também ficou muito popular nos protestos no Brasil em 2011.