Cultura


Ex-secretário de Educação lança livro contando experiência na pasta

Lançamento acontece na noite desta quarta (30) no bairro dos Bancários.




Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Luiz Junior foi secretário de Educação de João Pessoa entre setembro de 2012 a dezembro de 2014

O ex-secretário de Educação de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior lança um livro, nesta quarta-feira (30), em que fala das experiências vividas à frente da pasta na prefeitura de João Pessoa. O livro 'No meio da travessia: breves narrativas sobre a gestão municipal da educação', será lançado na Budega Arte Café, nos Bancários, em João Pessoa, às 19h30.

Luiz Junior diz que no livro ele narra suas experiências pessoais, dos desafios de como professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assumir como gestor de uma rede municipal de ensino complexa, como a de João Pessoa, com cerca de 60 mil estudantes atendidos."No livro, explicitamos as opções políticas e teóricas adotadas na condução da política educacional, desde o planejamento até a execução", afirma.

Na obra, além de falar das dificuldades e entraves da administração pública, Luiz Junior fala das políticas educacionais que conseguiu implantar em João Pessoa como o passe livre estudantil, a criação do Centro de Linguas Estrangeiras (Celest), a busca da valorização dos trabalhadores em educação, além de projeto pedagógicos premiados, como o de robótica para os alunos da rede municipal de ensino. O livro fala ainda das mudanças feitas na educação infantil de João Pessoa.

A apresentação da obra será feita pelo diretor do Centro de Educação da UFPB, professor Wilson Honorato de Aragão. Após o lançamento, a cantora Cida Alves faz um show intimista, estilo voz e violão, para os presentes.

o autor

Luiz de Sousa Junior graduou-se em Ciências Econômicas e concluiu Mestrado em Educação, ambos pela UFPB. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona na UFPB desde 1996, e exerceu o cargo de secretário de Educação e Cultura de João Pessoa entre setembro de 2012 a dezembro de 2014.

É autor de diversos livros e capítulos versando sobre políticas educacionais e financiamento da educação. Além de atuar como consultor da área de educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, diretor da seção paraibana da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE/PB e foi eleito, recentemente, membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Financiamento da Educação – FINEDUCA.