Cultura


Paraibana cria campanha de financiamento para lançar livro

Livro de Minna Miná fez sucesso na 1ª semana de campanha. 




Minna Miná
Minna Miná
O livro é composto por 196 ilustrações coloridas feitas à mão

Gaivotas, busca por si próprio, desapego, amadurecimento. Esses são alguns temas do livro "Onde as gaivotas fazem seus ninhos", da ilustradora paraibana Minna Miná, de 23 anos, que está disponível para financiamento coletivo na plataforma Catarse.

A publicação, primeira da artista que já tem em sua bagagem 2 exposições individuais, foi produzido inteiramente pela jovem, desde sua concepção a ilustrações e editoração. “Onde as gaivotas fazem seus ninhos” foi seu projeto de conclusão de curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem conquistado apoio de futuros leitores de todo o país.

O livro é composto por 196 ilustrações coloridas feitas à mão e foi produzido durante um ano, baseado na experiência da ilustradora na cidade do Porto, em Portugal, onde fez intercâmbio. “Gostava muito de desenhar pessoas nas praças e cafés e de ver as gaivotas passarem. Percebi que nunca havia visto um de seus ninhos e que não sabia de onde vinham, nem para onde iam. Me dei conta que, como elas, temos nossos próprios ninhos e trajetórias que ficam ocultos para aqueles que só nos veem passar”, conta a jovem. 

Para cobrir os custos de impressão do livro, Minna espera arrecadar R$ 26.300,00 através de recompensas oferecidas por ela na plataforma do Catarse. É possível escolher entre o livro impresso, cartões postais, marcadores de livro, desenhos originais e quadros emoldurados.

Os apoios podem ser feitos através de cartão de crédito ou boleto bancário. Por ser uma campanha "tudo ou nada", se a meta de arrecadação não for alcançada dentro de 60 dias, o livro não será impresso e os apoiadores terão seu dinheiro de volta.