Cultura

Começam obras de revitalização do Teatro Minerva, em Areia

Prédio vai ser reaberto na programação Rota Cultural Caminhos do Frio.




Divulgação
Divulgação
O Teatro Minerva, fundado em 1859, estava sob administração da UEPB e a Prefeitura de Areia conseguiu a concessão de administração

A Prefeitura Municipal de Areia iniciou um trabalho de recuperação e revitalização no Teatro Minerva, o mais antigo espaço das artes da Paraíba. A previsão é que o teatro seja reaberto na programação Rota Cultural Caminhos do Frio, no início do mês de julho.

De acordo com o Diretor Municipal de Patrimônio, João de Castro, está sendo feito um trabalho de sustentação da estrutura comprometida do teto do palco, bem como uma pintura e uma limpeza geral do espaço. “Não estamos reformando o teatro, mas revitalizando para tornar viável a utilização e a visitação do local”, explicou.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura de Areia, um projeto encaminhado ao Ministério do Turismo prevê uma reforma completa no espaço. O projeto está em análise. Quando aprovada, a reforma será feita com o acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o trabalho de profissionais especializados na recuperação de imóveis tombados de valor histórico.

O Teatro Minerva, fundado em 1859, estava sob administração da Universidade Federal da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Areia conseguiu a concessão de administração no início do ano. A gestão municipal já fez o conserto da calçada e pretende voltar a realizar festivais e apresentações no espaço.