Cultura

Orquestra Sinfônica Jovem se apresenta em igreja de Mangabeira

Apresentação gratuita acontece na Igreja São Francisco de Assis a partir das 19h.




Thercles Silva/Ascom PB
Thercles Silva/Ascom PB
Esta será a primeira participação da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no Projeto OSPB nos Bairros

O bairro de Mangabeira, em João Pessoa, recebe nesta sexta-feira (16) a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB). O 4º Concerto Oficial da Temporada 2017 acontece na Igreja São Francisco de Assis, às 19h, e faz parte do Projeto OSPB nos Bairros. A entrada é gratuita.

O primeiro concerto nos bairros da OSJPB será regido pelo maestro Luiz Carlos Durier. Os moradores de Mangabeira que forem à Igreja São Francisco de Assis nesta sexta-feira vão ter a possibilidade de conferir o trabalho dos jovens músicos, que vão executar “Rei Leão – Destaques”, de H. Zimmer, E. John e T. Rice, com arranjo de Ted Parson; a “Marcha Escocesa”, de Claude Debussy (1862-1918); “Interlúdio n. 2”, de Vasily Kalinnikov (1866-1901); “Salve, Salvador”, Wellington das Mercês (1973), e “Série Brasileira (Alvorada na Serra, Interlúdio, A Sesta na Rede e Batuque)”, de Alberto Nepomuceno (1864-1918).

O maestro Durier destaca a importância da música de Nepomuceno, que vai encerrar o concerto. “É uma obra marcante, que iniciou o movimento nacionalista dos compositores brasileiros, cuja característica mais interessante é o uso do reco-reco pela primeira vez como instrumento de percussão numa obra sinfônica”, ressaltou. “Nepomuceno compôs essa obra na Alemanha, em 1891, quando ele estudava lá”, explicou o maestro.

O maestro pessoense Luiz Carlos Durier é regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 17 anos e da Orquestra Sinfônica da Paraíba há quase quatro anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado.