Cultura


MPT abre exposição 'Não Cale' no Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Mostra de Flávio Jatobá estará exposta no Manaíra Shopping até 30 de junho. 




Divulgação
Divulgação

Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado nesta segunda-feira (12), o Ministério Público da Paraíba (MPT), em parceria com a Casa Pequeno Davi e Agência Um, trouxe a João Pessoa a exposição 'Não Cale', do diretor de arte, designer e ilustrador, Flávio Jatobá. A exposição ficará aberta até o dia 30 de junho, no Manaíra Shopping (2º Piso, Espaço Gourmet - em frente à Steak House).

A mostra faz parte de uma campanha, intitulada “Trabalho infantil: Se você cala, ele não para”, que o procurador do Trabalho Eduardo Varandas idealizou junto com o publicitário Flávio Jatobá, da Agência Um. Ele faleceu em março deste ano. A ideia é levar a exposição para todo o Brasil. 

Os trabalhos trazem uma reflexão sobre a exploração da mão de obra infantil, que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o país. Além de imagens e peças expostas, a mostra também conta com objetos usados por crianças no trabalho, como pedra, carvão, sabão e cana-de-açúcar. 

Para Varandas, a ação visa conscientizar e convocar as pessoas para assumir o papel de proteger esses jovens por meio da denúncia. “A exploração da mão de obra infantil é grave, lesiva e pode levar ao uso de drogas e à criminalidade. Toda criança precisa ter acesso à infância”, declara o procurador do Trabalho Eduardo Varandas.