Cultura


Final de Encontro de Sanfoneiros acontece nesta sexta em CG

Evento tem previsão para começar ás 16h e a entrada é gratuita.




O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) recebe o encerramento da última etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta sexta-feira (26), às 16h, em Campina Grande. O evento é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e terá entrada franca.

O encontro será divida em três partes, abertura, apresentação dos grupos artísticos do Centro Artístico Cultural (CAC) e a exibição dos sanfoneiros que se destacaram nas cidades de Araruna, Lagoa Seca, Patos, Monteiro, Catolé do Rocha, Guarabira, São Vicente do Seridó, João Pessoa, Itabaiana e Campina Grande.

Aproximadamente 100 sanfoneiros selecionados estarão no MAPP. Cada um deles apresentará músicas de acordo com o seus gostos, sendo algumas composições próprias, e será contemplado com um troféu. A cantora Gitana Pimentel também fará uma participação especial no evento, assim como o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra e os emboladores de coco Fredi Guimarães e Canário do Império.

Durante o encerramento, acontecerão diversas homenagens a artistas da música nordestina, a exemplo de Jackson do Pandeiro, Marinês, Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Severino Medeiros, que participará do evento, e a Família Calixto, que marcará presença com Luizinho Calixto, João Calixto e Marcelo Calixto. As homenagens serão feitas por meio de vídeos e apresentações musicais variadas. Está prevista, ainda, a leitura de um manifesto em defesa dos sanfoneiros e tocadores de oito baixos do Estado.