Cultura


Troféu Gonzagão 2017 reúne grandes nomes da cultura em noite de homenagens

Festa aconteceu nesta quarta-feira (10), à noite, no Garden Hotel, em Campina Grande.




Josusmar Barbosa
Josusmar Barbosa
Tradicional evento teve apresentações musicais de diversos artistas nordestinos

Em uma noite imponente, em que o reconhecimento da arte musical regional foi o grande destaque, o Troféu Gonzagão 2017 premiou nomes importantes que contribuem para o engrandecimento da cultura brasileira. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (10), no Garden Hotel, em Campina Grande.

Na solenidade do “Oscar da Música Nordestina”, foram homenageados o cantor e compositor Geraldo Azevedo; o grupo de instrumentalistas, Quinteto Violado; o cantor e pianista português, Mário Mota; e o cantor padre Fábio de Melo. A homenagem in memoriam foi para o sanfoneiro Abdias dos Oito Baixos, recebida pelo seu filho, o músico Marcos Farias.

"Essa homenagem trata de uma figura que foi muito importante do Quinteto Violado. A sonoridade do Quinteto Violado se deve a leitura feita da obra de Gonzaga", afirmou Marcelo Melo, líder do quinteto.

Já o filho de Abadias, Marcos Farias, relembrou, emocionado, da importância do pai para a cultura do Nordeste. "Eu fico muito feliz, muito honrado de estar mais uma vez no Troféu Gonzagão e este ano homenageando meu pai. Ele e minha mãe, Marinês, me deram régua e compasso", disse. 

Um dos que fizeram questão de prestigiar a premiação foi o músico e ator Chambinho do Acordeon, que interpretou Luiz Gonzaga nos cinemas. Para ele, é positivo ver um projeto como o Troféu Gonzagão ter destaque. "O forró está se expandido. Cantei em sete países da Europa e as pessoas ficaram encantadas com a nossa música e a dança", mencionou.

Para os organizadores do evento Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, apesar de ter um viés voltado à música nordestina, o Troféu Gonzagão tem o objetivo de ser um encontro plural de artistas, incentivando e promovendo a cultura de outras regiões.

“A cultura tem que ter pluralidade, temos que levar nossa cultura para outros países e só fazemos isso trazendo os artistas desses países”, disse Rilávia, ao falar da homenagem ao pianista de Portugal, Mário Mota.

Exibido na TV

O evento, que é uma prévia da festa junina de Campina Grande, vai ser exibido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba. O programa irá ao ar no dia 20 de maio, após o Jornal Hoje.

Imortalidade

Em 2016, o “Troféu Gonzagão” fez um brinde à imortalidade da obra do pernambucano Zé Dantas (in memoriam) e à originalidade do baiano Carlinhos Brown. O evento reuniu ainda várias personalidades que contribuem para a cultura nordestina, como o compositor Xico Bizerra, o cineasta Bernard Robert Charrue, diretor premiado do filme ‘Paraíba, Meu Amor’ e o empresário Pierre Landol.