Cultura


Troféu Gonzagão reúne 180 artistas em Campina Grande

Evento acontece na noite desta quarta-feira (10), no Garden Hotel, com 600 convidados. 




Divulgação
Divulgação
Padre Fábio de Melo é um dos homenageados de 2017

A 9ª edição do Troféu Gonzagão deve contar com a participação de cerca de 180 artistas na noite desta quarta-feira (10), no Centro de Convenções Raimundo Asfora, no Garden Hotel, em Campina Grande. De acordo com a organização do evento, esta edição também vai contar com cerca de 600 convidados para acompanhar uma noite de homenagens.

Nesta edição, serão homenageados o cantor e compositor Geraldo Azevedo; o grupo de instrumentalistas, Quinteto Violado; o cantor e pianista português, Mário Mota; e o cantor padre Fábio de Melo, que fez show em Campina Grande na noite de terça-feira (9). A homenagem in memoriam vai ser para o sanfoneiro Abdias dos oito baixos.

Para uma das organizadoras do evento, Rilávia Cardoso, mesmo tenho um viés voltado à música nordestina, o Troféu Gonzagão tem o objetivo de ser um encontro plural de artistas, incentivando e promovendo a cultura de outras regiões. “A cultura tem que ter pluralidade, temos que levar nossa cultura para outros países e só fazemos isso trazendo os artistas desses países” disse, ao falar da homenagem ao pianista de Portugal, Mário Mota.

Sobre a homenagem ao padre Fábio de Melo, Rilávia explicou que a criação do evento teve um viés religioso e também há uma aproximação do padre com a música nordestina. “O padre Fábio de Melo termina todas os shows dele com música de forró. A música é universal, a gente que estuda e vive o Troféu Gonzagão sabe porque está trazendo determinado artista, tudo tem um sentido e um propósito”, justificou.

O evento, que é uma prévia da festa junina de Campina Grande, vai ser exibido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba. O programa irá ao ar no sábado (20), após o Jornal Hoje.

O nome do troféu é uma homenagem a Luiz Gonzaga, que cantou o nordeste com poesia. O encontro se transformou em uma espécie de 'Oscar Nordestino' e brinda o São João da cidade.

Já participaram do evento importantes expoentes da música nordestina e nacional, como a cantora Alcione, Genival Lacerda, o grupo Fala Mansa e a cantora Elba Ramalho.