Cultura


Cariri segue com exibições gratuitas de filmes no fim de semana

Projeto conta com grandes sucessos do cinema nacional.




Reprodução
Reprodução
Curta-metragem “Sophia” é uma das obras que serão exibidas durante projeto

O fim de semana tem cinema gratuito nas cidades de Pocinhos e Soledade. É que a caravana do Cine Sesi Cultural passará pelas cidades nesta sexta, sábado e domingo (5 a 7), exibindo grandes sucessos do cinema nacional.

“Por meio do cinema, conseguimos levar de forma ampla o sentimento, a educação e a cultura para as pessoas. Aproximando, assim, todos os povos para arte que confraterniza”, afirma o diretor regional do Sesi, Francisco Buega Gadelha.

Até o final de agosto, o projeto percorrerá 40 localidades do Estado que não têm mais sala de exibição ou que nunca tiveram. As projeções de longas e curta-metragens gratuitos acontecem numa tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição, elevadíssima qualidade técnica e de conteúdo, no mesmo nível das melhores salas de exibição do País.

O projeto, realizado pelo Instituto Origami, tem a curadoria de Lina Rosa, e prioriza filmes com foco na excelência da linguagem em sua forma e conteúdo. Histórias que estimulem a capacidade de reflexão, o pensamento crítico e criativo e o direito de sonhar e de sorrir.

“É um trabalho pela democratização do acesso à sétima arte com inclusão, respeito à inteligência do espectador e a ocupação de patrimônios históricos e naturais”, reforça a curadora.

Em todas as cidades, pessoas com deficiência auditiva são contempladas pelas legendas que constam nos longas-metragens; voluntários para fazer audiodescrição também estão disponíveis para pessoas com deficiência visual. O acesso para pessoas com dificuldade de mobilidade também foi pensado.

Programação de filmes

Sexta-feira, a partir das 18h30
Curta Oficina de Animação “O Sumiço do Bode Rey”
Curta-metragem “Sophia”
Longa-metragem “O Menino no Espelho”

Sábado, a partir das 18h30
Curta-metragem “Guida”
Longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”

Domingo, a partir das 18:30
Curtas Oficina de Animação “Boneca de Pano”
Curta-metragem “Caminho dos Gigantes”
Longa-metragem “Zootopia”