Cultura


Coro Infantil da Paraíba faz apresentação em homenagem ao Mês das Mães

Apresentação acontece nesta quinta-feira (4) e a entrada é gratuita.




Thercles Silva/Coro Infantil da Paraíba
Thercles Silva/Coro Infantil da Paraíba
Grandes artistas brasileiros terão suas composições interpretadas pelo Coro Infantil

Em homenagem ao mês das mães, o Coro Infantil da Paraíba faz sua primeira apresentação da temporada 2017 nesta quinta-feira (4), às 19h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A apresentação será regido pelo maestro João Alberto Gurgel e terá ainda a participação especial do Coral Ladies, do Clube da Melhor Idade Cidade Verde. A entrada é gratuita.

O repertório da apresentação possui composições de Sivuca e Glorinha Gadelha, Toquinho e Vinícius, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Erasmo e Roberto Carlos e Rita Lee. A maioria das músicas tem arranjos do maestro João Gurgel.

As crianças iniciam a apresentação cantando “O Fortuna (Oratório Carmina Burana), de Carl Orff, com adaptação de João Gurgel, assim como a segunda composição, “Panis Angelicus”, de César Franck. Em seguida, será a vez de “Aquarela”, de Toquinho e Vinícius de Moraes, e “Feira de Mangaio”, de Sivuca e Glorinha Gadelha.

A segunda parte da apresentação será com o Coral Ladies, que vai cantar “Porta do Sol”, de Flavio Eduardo Fuba; “Emoções”, Erasmo Carlos e Roberto Carlos; “Saúde”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho; “Xote das Meninas”, Luiz Gonzaga e Zé Dantas; e “Dancin’ Days”, de Nelson Mota e Rubens Queiroz.

Os pequenos cantores do Coro Infantil voltam ao palco para encerrar a noite com “Suíte Luiz Gonzaga”, concepção de João Gurgel; “Maria-Maria”, composição de Milton Nascimento e Fernando Brant; “Ciranda”, do cancioneiro popular, com arranjo de Francisco César Leining e adaptação de João Alberto Gurgel; “Bailando”, de S. Paul e E. Iglesias; “Trem Bala”, de Ana Vilela, e “Oração”, de Leo Fressato.

Coral Infantil

O Coro Infantil da Paraíba é um projeto desenvolvido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal, com o auxílio do professor Daniel Mariano. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

Coral Ladies

O Coral Ladies é um projeto desenvolvido pelo Clube da Melhor Idade Cidade Verde – Miramar, uma instituição particular ligada à Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI), criado com o objetivo de levar o canto coral especialmente às pessoas da maturidade. Formado por senhoras coristas de idades entre 65 e 90 anos, o grupo oferece uma série de atividades além do canto coral, a exemplo de aulas de música, dança, teatro, computação, artes plásticas e fotografia. O maestro João Alberto Gurgel assumiu a direção do Coral Ladies em 2009, e desde então, o grupo se apresenta nos mais diversos eventos, tais como congressos, solenidades e festivais.

O maestro

João Alberto Gurgel, com formação superior em Licenciatura em Música pela UFPB e qualificado em regência coral e ensino musical, dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê, do Coro do Tribunal de Contas do Estado, do Coral Ladies e já esteve à frente do Coral da Cultura Inglesa, Corais das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.