Cultura


Evento da UEPB tem encontro de sanfoneiros em Catolé do Rocha

Encontro já percorreu quatro cidades da Paraíba.




Sanfoneiros e tocadores de oito baixos vão se reunir nesta quarta-feira (19), na 4ª Semana Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no câmpus IV, em Catolé do Rocha, no Sertão do paraibano. O evento vai contar com palestras, aulas e show gratuito. O encontro já percorreu quatro cidades da Paraíba.

De acordo com a organização, o evento começa a partir das 14h30 com uma aula espetáculo e uma oficina do músico Luizinho Calixto. O encontro terá a apresentação de cada sanfoneiro participante e de um show coletivo no período da noite, no Mirante.

Durante a apresentação, os músicos vão tratar de temas como a origem dos instrumentos, afinação, técnicas e experiências vividas no decorrer da carreira. Participam do evento o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão Andrade, o pró-reitor adjunto, José Benjamim Pereira Filho, a cantora Gitana Pimentel, os músicos Sandrinho Dupan, João Batista, Erivan Ferreira, Erivelton da Cunha, Fredi Guimarães e Canário do Império, entre outros.

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e é coordenado pelo diretor adjunto do Câmpus de Catolé do Rocha, o professor Rômulo César Araújo Lima.

Avaliação

O Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos já ocorreu em Araruna, Lagoa Seca, Patos e Monteiro, com mais de 150 inscrições. Na avaliação da Pró-Reitoria de Cultura da UEPB, a iniciativa tem obtido grande sucesso em todas as localidades por onde passa, cumprindo a missão de celebrar o talento dos mestres sanfoneiros paraibanos e proporcionando espaço para compartilhar experiências entre os músicos.

A Semana

A 4ª Semana Acadêmica é realizada pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), do Câmpus IV da UEPB, e ocorre entre os dias 18 e 21 de abril. Na programação, diversos minicursos, palestras e oficinas, sendo a maioria voltada para as artes. O encerramento da Semana acadêmica terá um show com o cantor e compositor catoleense, Chico César, no Salão PAX, no centro da cidade. Um dos objetivos desta edição é ajudar o Instituto Cultural Casa do Béradêro, que atualmente passa por crise financeira e foi criado pelo artista.

Confira a programação completa na página oficial do evento.