Cultura


Livros digitais ganham versão com cenas de filmes e seriados produzidos pela Globo

Cenas de filmes e seriados vão ser inseridos nos e-book das obras.




Divulgação/Globo
Divulgação/Globo
'Dois Irmãos' de Milton Hatoum foi adaptado pela Globo no começo de 2017 e teve como protagonista Cauã Reymond

Algumas das grandes obras da literatura brasileira e internacional podem ser lidas com um novo formato. Uma parceria firmada entre a Globo, Amazon e Companhia das Letras, lançada nesta segunda-feira (17), criou um projeto no qual o leitor poderá comprar um e-book, de alguns dos grandes clássicos da literatura, com cenas em vídeos de filmes e séries produzidos pela emissora.

Em um primeiro momento quatro títulos estão disponíveis com a nova ferramenta de interatividade. São eles: 'Dois Irmãos', de Milton Hatoum; 'Gabriela Cravo e Canela', de Jorge Amado; 'Ligações Perigosas', de Pierre Choderlos de Laclos; e 'O Canto da Sereia', de Nelson Motta.

O conteúdo está acessivel em qualquer tablet ou smartphone com o aplicativo Kindle, a leitura funciona como em um e-book normal. A diferença consiste em que algumas frases aparecerão em negrito e com um botão de "play" ao lado, que é a indicação de que há um vídeo sobre a passagem.

Um dos clássicos disponíveis, 'Dois Irmãos', que foi adaptado pela Globo, tendo como protagonista o ator Cauã Reymond, no começo de 2017, são 54 cenas inseridas no e-book. O valor do livro digital não foi alterado com a inserção da novidade, e custa a partir de R$ 16,50, a depender do título. As obras podem ser compradas no site da Amazon.

De acordo com as empresas o objetivo é investir na formação de novos leitores, partindo daqueles que são acostumados a consumir das adaptações televisivas das obras.

Segundo o diretor de comunicação da Globo, Sergio Valente, os leitores não vão pular trechos dos livros apenas para assistir às cenas das obras. "Não estaríamos roubando uma audiência da literatura, até porque são duas obras com experiências completamente diferentes. Nós só vemos como fato positivo lembrar à sociedade que a série ou novela foi fruto de um livro que vale a pena ler", afirmou.

As cenas inseridas nos e-books, podem ser conferidas na íntegra, no site da Globo. A Companhia das Letras informou que tem interesse em lançar novos títulos no projeto, o que dependerá do material produzido pela Globo.