Cultura


Renata Arruda vive Maria na Paixão de Cristo de Cabedelo

Cantora vai estrear como atriz no espetáculo 'Paixão de Cristo - A Renúncia'. 




Uma estrutura montada na praça Getúlio Vargas, no Centro de Cabedelo, será o palco do espetáculo 'Paixão de Cristo - A Renúncia', que será realizado neste sábado (15) e domingo (16), a partir das 20h. A apresentação deste ano contará com a participação especial da cantora Renata Arruda, no papel de Maria, mãe de Jesus, que não esconde a expectativa na estreia como atriz.

"Fiquei honradíssima com esse convite da Secult. Mais um desafio na minha vida, na minha carreira, justo eu, que também sou devota de Maria. Vou me esforçar muito pra dar o meu melhor, e espero conseguir. Nunca fui atriz, eu só interpreto as músicas que canto, porém eu imagino que o sentimento de interpretar um papel tão importante numa Paixão de Cristo seja único", afirmou a cantora.

O espetáculo contará com 30 cenas e cerca de 40 atores. Com duração de 1h15min, a 'Paixão de Cristo – A Renúncia' vai apresentar ao público textos baseados nos evangelhos cristãos, com produção da Secretaria de Cultura (Secult).

A peça também incluirá elementos teatrais, como a introdução de musicais e cenas mais introspectivas, além de passagens bíblicas que jamais foram encenadas em Cabedelo, a exemplo da “A Samaritana“, “Multiplicação dos pães” e “Escolhas dos Discípulos”.

O papel principal, o de Jesus Cristo, será vivido pelo ator cabedelense Douglas Oliveira. “Para mim é um privilégio muito grande interpretar Jesus Cristo nesse espetáculo e passar um pouco da mensagem que ele deixou para a humanidade. E, tecnicamente, é também um grande desafio aceitar esse convite da Secretaria de Cultura e estar pronto para essa proposta teatral. Da minha parte, haverá muita dedicação e entrega", destacou.

Estrutura

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), o espetáculo Paixão de Cristo – A Renúncia contará com quatro palcos. A PMC ficará responsável por toda a estrutura de palco, sonorização, iluminação, além de aluguel de gerador, cadeiras e todo apoio logístico das Secretarias de Cultura, Comunicação, Segurança, Mobilidade Urbana e Turismo.

Serão disponibilizadas 400 cadeiras, além de espaço para as pessoas que também queiram e possam levar cadeiras de casa. No entorno da praça será montada uma área destinada aos comerciantes locais.

Mudança na Paixão

O Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB), responsável pela realização do espetáculo na Fortaleza de Santa Catarina, não entregou à Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), o projeto para apreciação e programação financeira.

Mesmo cientes de que o decreto de contenção de gastos assinado pelo prefeito Leto Viana não atingiria a realização da Paixão de Cristo nem os festejos juninos na cidade, o GTAAB, por meio do seu diretor, Tadeu Patrício, não manifestou interesse em enviar o projeto, tampouco comunicou ao elenco qualquer resolução quanto à realização do espetáculo da Paixão de Cristo.

Tal atitude, de acordo com o secretário de Cultura, Walmarques Junior, foi vista como um descompromisso por parte da direção do grupo para com a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) – principal apoiadora e patrocinadora da Paixão nos últimos quatro anos – , e com a população cabedelense.

“Sabendo da força da cultura em Cabedelo e que cada grupo realiza o seu trabalho, desde que assumimos a Secult, em 2014, optamos por estabelecer um trabalho de parceria. No que se refere à Paixão de Cristo, o GTAAB – cuja história e dificuldades conheço até por ser ator do grupo – , recebeu sem dúvidas, nesse governo, os maiores incentivos dados ao grupo com recursos próprios. Isso proporcionou possibilidades de trazer, por exemplo, uma atriz global em uma das edições, além de dar uma repercussão muito grande para o espetáculo”.