Cultura


Taperoá e Boqueirão recebem cinema itinerante a partir desta sexta

Até o final de agosto, projeto percorrerá 40 localidades do Estado.




Os municípios de Taperoá e Boqueirão, no Cariri paraibano, recebem um projeto itinerante de cinema neste fim de semana. O Cine Sesi Cultural acontece entre sexta-feira (7) e domingo (9) no pátio em frente à Igreja Matriz, em Boqueirão, e na Praça de Eventos, no centro de Taperoá.

Até o final de agosto, o projeto percorrerá 40 localidades do Estado que não têm mais sala de exibição ou que nunca tiveram. As projeções acontecem numa tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição.

Realizado pelo Instituto Origami, o projeto tem a curadoria de Lina Rosa, e prioriza filmes com foco na excelência da linguagem em sua forma e conteúdo. “É um trabalho pela democratização do acesso à sétima arte com inclusão, respeito à inteligência do espectador e a ocupação de patrimônios históricos e naturais”, reforça a curadora.

Ainda são oferecidas oficinas de animação para os jovens de quatro municípios escolhidos. O resultado do trabalho é apresentado em formato de curta-metragem durante as sessões itinerantes. O projeto também atua nas escolas, com aulas de campo.

Em abril, o Cine Sesi vai passar ainda pelas cidades de Serra Branca e Sumé (dias 21, 22 e 23) e Cabaceiras e Juazeirinho (dias 28, 29 e 30).

Confira a programação em Taperoá e Boqueirão

Sexta (a partir de 18h30)
Curta Oficina de Animação “O Sumiço do Bode Rey”
Curta-metragem “Sophia”
Longa-metragem “O Menino no Espelho”

Sábado (a partir de 18h30)
Curta-metragem “Guida”
Longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”

Domingo (a partir de 18:30)

Curtas Oficina de Animação “Boneca de Pano”
Curta-metragem “Caminho dos Gigantes”
Longa-metragem “Zootopia”