Cultura


Exposição fotográfica traz conscientização sobre o autismo

Fotos de Emanuel Jr. ficarão expostas a partir desta segunda-feira (3).




Divulgação
Divulgação

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi celebrado neste domingo (2) e a partir de segunda-feira (3), o Lagoa Shopping apresenta a exposição fotográfica inédita “Do Jeitinho Deles”, do fotógrafo Emanuel Jr. O evento é aberto ao público, na praça de alimentação do shopping e vai até o sábado (8).
 
A ideia nasceu a partir dos registros que Emanuel fez de seu filho Ícaro, que tem 4 anos e está no espectro autista. “Eu queria contribuir de alguma forma com a conscientização e surgiu a ideia da exposição, mostrando que eles têm uma vida como qualquer outra criança”, explica o fotógrafo. O projeto teve participação de Juliana Arcela, psicopedagoga que acompanha Ícaro. Foi aí onde surgiu a ideia de procurar outras famílias similares que tinham interesse em também ter o registro fotográfico.
 
Robertha Rufino, mãe de Ícaro e esposa de Emanuel, participou ativamente da produção da exposição. Para ela, é vital a disseminação de informações sobre o tema - por isso a escolha dessa época para lançar o trabalho. “As pessoas ainda têm uma visão muito limitada sobre o que significa estar no espectro autista”, comenta Robertha. “É a partir do conhecimento sobre o que é ter autismo que poderemos sonhar com uma sociedade que respeite cada pessoa com suas particularidades”, reforça.
 
Esta é a segunda exposição de Emanuel Jr, um paulista que é paraibano de coração, e está há pouco mais de 2 anos na jornada da fotografia. Seu primeiro trabalho foi na apresentação coletiva sobre o dia a dia da Maternidade Frei Damião, que fez parte da comemoração de 30 anos do hospital. “Do Jeitinho Deles” é composta por 24 fotografias inéditas em 30 x 45 centímetros e fica até o dia 8 de abril na Praça de Alimentação do Lagoa Shopping, em frente ao Mirante Creusa Pires.
 
Serviço:
Exposição “Do Jeitinho Deles”
De 03 a 08 de abril na Praça de Alimentação do Lagoa Shopping
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 9h às 19h
Entrada franca