Cultura


Escritora paraibana lança livro nesta sexta-feira em João Pessoa

Jovem enviou manuscrito para 26 editoras antes de ser publicada.




“É um livro sobre como o amor de verdade pode ajudar as pessoas a superar o luto”. É assim que a pessoense Ana Lattaruli, de apenas 17 anos, descreve seu primeiro romance, 'Rio de Tinta'. O livro será lançado nesta sexta-feira (24), em João Pessoa.

Até a publicação e o lançamento, entretanto, foi um longo caminho percorrido por Ana. A ideia inicial para o romance surgiu há dois anos. “A ideia para a história me veio em um sonho”, conta. “Eu sonhei com uma menina jogando jatos de tinta dentro de um rio e, quando acordei, já comecei a desenvolver o enredo a partir dessa imagem”, diz.

À medida que escrevia a história, Ana publicava os capítulos em um portal de fanfics – histórias criadas por fãs e escritores amadores que são disponibilizadas gratuitamente para leitura de outros usuários. “Até o dia em que meu pai viu a história no computador, leu e me disse que eu deveria tentar publicar como um livro de verdade”, lembra.

O pai da jovem escritora, o cirurgião Roberto Lattaruli, diz que ficou impressionado com a escrita da filha. “Assim que eu terminei a leitura, percebi que ela tinha um dom”, conta. Roberto estimulou a filha a terminar a obra e, quando o livro ficou pronto, os dois se juntaram para enviar os originais para editoras.

O processo de publicação de um livro, entretanto, é longo, burocrático e pode se tornar frustrante – especialmente para escritores jovens e desconhecidos do público. O manuscrito original de 'Rio de Tinta' foi enviado para nada menos que 26 editoras. “Quando a editora que eu tinha esperança de ser aceita, a que eu mais queria, recusou o livro, eu desmontei tudo e reescrevi a história”, diz Ana.

Após reescrever o livro, a pessoense enviou o manuscrito novamente – até que a Novo Século, de São Paulo, respondeu dizendo que estava interessada na publicação de 'Rio de Tinta'. “Foi uma loucura. Por mais que eu quisesse, nunca imaginava que ia conseguir algo assim”, sorri. Um ano havia se passado desde o início da busca pela publicação.

Mais seis meses foram necessários para a confecção, edição e impressão das cópias. Nesta sexta-feira, Ana Lattaruli finalmente lança sua obra em uma livraria de João Pessoa. “É muito mais do que sonhei. Se três pessoas lerem o meu livro e gostarem, para mim já está ótimo – já foi mais do que o esperado”, conclui ela.

Lançamento de 'Rio de Tinta'

Sexta-feira, 24/03, 18h
Livraria Leitura, no Manaíra Shopping
Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 805 - Manaíra, João Pessoa