Cultura


Festival de Cultura de Monteiro homenageia cantor Totonho

Vão se apresentar no evento, Sandra Belê, Cabruêra, Maracagrande e outros. 





Homenageado, Totonho se apresenta na noite desta sexta

O 8º Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca, em Monteiro, começa nesta sexta-feira (24) e este ano vai homenagear o cantor e compositor Carlos Antônio Bezerra da Silva, conhecido por Totonho. O evento começa a parir das 21h com a apresentação do grupo Maracagrande. A programação segue até o domingo (26) e vai ter contar também com shows de Sandra Belê e da banda Cabruêra.

Os shows acontecem na praça João Pessoa e está prevista para esta noite a apresentação do homenageado Totonho. Já no sábado, as apresentações começam pela manhã, a partir das 8h, no Beco do Oi, na feira central de Monteiro com um musical de João de Amélia, uma peça de teatro com Beato Vicente, Mazurca cantando coco de roda e os violeiros Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa. Na noite, a partir das 21h, na praça João Pessoa, começam os shows de Escurinho, Sandra Belê e Pife Perfumado.

O homenageado Totonho é natural de Monteiro e nasceu em 1964. Hoje é consegrado como compositor, produtor e cantor, mas demonstrou sua paixão pela cultura musical ainda aos nove anos de idade, quando montou a banda 'Os Renegados', que tocava com guitarra, bateria e outros instrumentos de lata. Em 1982 foi para João Pessoa e fundou o Musiclube da Paraíba, cooperativa de compositores por onde passaram Chico César e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, entre outros.

Seu primeiro registro fonográfico saiu em 2001, fruto de parceria com a Trama, importante gravadora da época. Em 2005, lançou o segundo CD, Sabotador de Satélite, pela gravadora de mesmo nome. Participou de duas coletâneas internacionais da Nova Música Brasileira, selo Toten França, e o coletivo Hip Hop do Mundo, selo África Mundi/U.S., produzida pelo americano Malvin Gibson. Já fez shows pela Ucrânia, Londres, Bélgica, França, Guatemala, Portugal e Rússia, além de estar nos palcos de vários estados do Brasil.

Veja programação completa


Sexta-feira (24)
Praça João Pessoa
21h - Maracagrande (Maracatu Campina Grande);
22h - Totonho e os Cabras - Participação de Dejinha de Monteiro e Os Fulanos;
23h – Cabruêra;

Sábado (25)

Feira Central (Beco da Oi)
8h - João de Amélia - música;
9h - Beato Vicente – teatro;
10h – Mazurca (coco de roda);
11h - Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa – violeiros;
Praça João Pessoa
21h – Escurinho (JP);
22h - Sandra Belê (Zabelê);
23h - Pife Perfumado (Monteiro);

Domingo (26)
7h - Visita à Rota do Cariri Cultural – “Entre Pedras e Veredas”
(saída da Praça João Pessoa e chegada por volta das 14h).