Cultura


Bloco Cafuçu enche de irreverência o Folia de Rua nesta sexta-feira

Bloco promete reunir cerca de 60 mil pessoas, com concentração em três praças do Centro.




Kleide Teixeira
Kleide Teixeira

Brega e chique. Irreverência expressada no estilo. É dia dos cafuçus. O bloco Cafuçu promete reunir cerca de 60 mil pessoas nesta sexta-feira (24), a partir das 20h, com concentração em três praças do Centro de João Pessoa: Ponto de Cem Reis, Rio Branco e do Bispo. "Muita gente vai para o bloco com a família inteira e se diverte”, disse o coordenador da agremiação, Buda Lira.

O bloco surgiu há 24 anos quando um grupo de amigos propôs um jeito diferente de se vestir e ao mesmo tempo se divertir. Começou se reunindo na praia com trio elétrico, mas foi modificado para o Centro Histórico da cidade e utilizando orquestras locais. “Passamos para o centro, tiramos o trio elétrico e promovemos a valorização das orquestras”, destacou.

Desde 2001 Socorro Mendes, conhecida como Corrinha, a marca do Cafuçu, foi eleita a embaixatriz do bloco pelas grandes produções realizadas a cada ano. “As pessoas que me encontram na rua sempre dizem que o Cafuçu é o melhor bloco do pré-carnaval. A irreverência é a principal característica do bloco, que não tem briga, nem confusão”, destacou Corrinha.

Para Buda Lira, o ser Cafuçu é reunir as diferenças. “É fazer uma boa mistura, uma composição de diversidade de pensamentos inspirados nos tipos populares. Não é um comportamento de um setor social, não é um mau gosto. Até porque, às vezes estar na moda pode ser cafuçu demais”, explicou o coordenador.

Pensando na irreverência do bloco, o JORNAL DA PARAÍBA preparou um teste especial para você identificar seu estilo Cafuçu.
 
FAÇA O TESTE: Que tipo de Cafuçu é você?