Cultura


Estação Cabo Branco recebe exposição 'Imaginário de Carnaval'

Trabalhos da artista plástica Celene Sitônio estarão à mostra a partir deste sábado (25). 




Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Toda a beleza, glamour e brilho das fantasias de carnaval produzidas pela artista plástica Celene Sitônio para escolas de samba, bailes de máscaras e eventos a fantasia podem ser conferidas de perto na exposição 'Imaginário de Carnaval' que será aberta neste sábado (25), a partir das 10h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco.

A exposição dos objetos ficará em cartaz até o dia 31 de março, sempre de terça a sexta-feira de 9h às 18h, sábados, domingos e feriados de 10h às 19h, com entrada gratuita ao público de todas as idades. A curadoria da exposição é parceria realizada entre a designer e curadora da Estação Cabo Branco Larrisa França e a filha da artista, Adriana Sitônio.

Na exposição, o visitante vai encontrar máscaras de carnaval, adereços para corpo e cabeça em couro: pelica e chamois, fitas, laços, cordões, lantejoulas e também tecidos finos. Muitos delas serviram no corpo de artistas conhecidos, como a atriz Mayana Neiva e a candidata a Miss Brasil Latina, Larissa Zapel, no ano de 2011. Além disso, são apresentados desenhos (croquis) realizados pela artista para a confecção das fantasias.

'Imaginário de Carnaval' relembra as grandes apresentações dos bailes tradicionais da cidade: Baile Municipal (Hotel Tambaú), Verde e Branco (Jangada Clube), Vermelho e Branco (Clube Cabo Branco), Baile dos Artistas (Iate Clube) e o Carnaval das Mulheres (Sonho Doce). Nos concursos realizados, sempre obteve os primeiros lugares.

“Antes da confecção das fantasias e adereços vem o processo de criação, por meio do desenho que faço antes da montagem das peças”, explicou Celene Sitônio, que já expôs em várias capitais brasileira e em países da Europa, no Irã, Estados Unidos e Austrália.

Celene Sitônio é precursora na produção de moda fashion, confeccionada em couro: pelica e chamois, e também tecidos finos. Desde o início dos anos 70 trilha o caminho da criatividade, na arte e no designer.

“Ela sabe unir elementos diversos, de universos opostos, em harmonia, ousando nas cores e nas misturas, elaborando peças que transcendem o vestir, o trajar, para abrigar-se no mundo das artes”, comentou Adriana Sitônio, que faz parte da equipe de criação e é filha da artista.

Celene traz consigo personalidade e elegância. Usa e abusa de sua natureza artística no design, no corte, nos bordados, nos complementos, construindo peças que são uma referência da cultura nordestina.

Serviço:
Exposição 'Imaginário de Carnaval', por Celene Sitônio
Onde: Primeiro pavimento da Torre Mirante, na Estação Cabo Branco
Horário de visita: a partir do dia 25 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Quanto: entrada gratuita até o dia 31 de março