Cultura


5ª Edição da Semana Nacional de Quadrinhos começa nesta quarta

Evento conta com oficina, palestra, além de exibição de filmes.




Divulgação
Divulgação
Entrada para a 5ª Edição da Semana Nacional de Quadrinhos é aberta ao público

Nesta quarta-feira (25), começam as atividades da 5ª edição da Semana Nacional de Quadrinhos na Estação Cabo Branco, em João Pessoa. A entrada é aberta ao público. No local, os visitantes vão ter a oportunidade de participar de oficina, palestra e tarde autógrafo com os mais conhecidos desenhistas, cartunistas, ilustradores e quadrinistas locais.

Estão confirmadas as presenças de Thais Gualberto, Mike Deodato (Marvel), Henrique Magalhães (Marca de Fantasia), Emir Ribeiro, Hausman Santos, Gabriel Jardim, Ricardo Jaime, Jack Herbert, Alberto Pessoa, João Vidal, entre outros.

O organizador do evento e arte-educador da Estação Cabo Branco, o quadrinista Hausman Santos, comentou que as histórias em quadrinhos continuam tendo grande visibilidade no mundo inteiro devido ao surgimento de novos títulos e novas propostas.

“Esse evento acontece para mostrar também que mesmo no cenário de crise em que o país e mundo vivenciam, a produção de HQ's continua viva e permanente. Não podemos deixar isso se acabar”, comentou o profissional, que  vai ministrar nesta quinta-feira (26) uma oficina a partir das 15h na Sala de Práticas.

Durante o evento, ainda acontece no primeiro pavimento da Torre Mirante a exposição de quadrinhos “Entre Páginas”. Além disso, na programação, está incluída também a palestra com o professor do curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Alberto Pessoa. Será neste sábado (28), às 10h30, na sala de convenções 1.

Mike Deodato, que confirmou presença, é um dos mais conceituados quadrinista do Brasil. Ele é responsável por desenhar para mais famosa revista de HQ's, a Marvel, os personagens Amazing Spider-Man, Os Vingadores, Pantera Negra, Bullseye: Greatest Hits, Elektra, Fury: Peace Maker e Hulk.

Ainda está confirmada a presença da quadrinista Thaís Gualberto, da empresa Kisuki. Ela foi quadrinista da Folha de São Paulo e fez parte do Coletivo WC Ceo. Thaís é a grande representante das mulheres nos quadrinhos.

Vídeos

Durante o evento, vão ser exibidos, no miniauditório da Estação das Artes, vídeos sobre o universo dos quadrinhos. Entre os títulos estão: "Ziraldo em Profissão Cartunista", "Ao mestre com carinho", "Eu Sou Maria", "Documentário sobre a vida de Luzardo Alves", "O Homem de Preto e Will Eisner – Profissão Cartunista". Também acontece a Mostra de Curtas FanFilmes, que são pequenas produções realizadas por fãs dos desenhos e quadrinhos.

No domingo (29), de 15h às 17h, no primeiro pavimento da Torre, no Espaço Expositivo, acontece a tarde de autógrafo com Mike Deodato, Henrique Magalhães, Emir Ribeiro, João Vidal, Gabriel Jardim, Thais Gualberto, Jack Hebert e Ricardo Jaime.

Dia de Ler

Também no domingo, acontece o projeto Dia de Ler, no anfiteatro, área externa. O evento conta com troca de livros, contação de história em quadrinhos. Será a partir das 16h, com o arte-educador Carlos Sousa.