Cultura

Cenário do especial Tempo de Trinta foi feito por Clóvis Júnior

Pintura foi feita para celebrar três décadas das TVs Cabo Branco e Paraíba.



Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Pintura foi feita na TV Cabo Branco, que fica no bairro de Tambiá, em João Pessoa

"Uma árvore que prosperou, dá bons frutos e a cada ano cresce mais". Foi essa a inspiração de Clóvis Júnior para criar o cenário de ‘Tempo de Trinta’, especial em comemoração às três décadas de história das TVs Cabo Branco e Paraíba. Desta vez, a tela usada pelo artista plástico foi a própria fachada da Rede Paraíba de Comunicação, que ganhou ainda mais vida com os traços sutis e coloridos que são a marca do paraibano.

"Foi muito emocionante ser convidado para fazer a pintura. Eu vi a história da TV começar, acompanhei o seu crescimento e vi onde chegou", disse ele, fazendo relação da obra ‘Árvore da Vida’ com a trajetória das afiliadas Globo que, em 30 anos, viraram sinônimo de qualidade e credibilidade de uma ponta a outra do estado.

A pintura que chama atenção de todos que passam pela Avenida Monsenhor Walfredo Leal, em Tambiá, foi a maior já feita por Clóvis. "Foi muito bom perceber onde posso chegar. Este foi o meu primeiro grande mural, minha primeira parede grande que desafiou o meu potencial como artista, não só pelo tamanho, mas por ter sido pintado em praticamente um dia. Agora eu sei que meu limite vai muito além depois disso tudo", disse. 

Para tornar o trabalho ainda mais participativo, na hora de pintar a ‘Árvore da Vida’, Clóvis contou com a ajuda de muitas mãos: os colaboradores das emissoras que, ao lado do mestre, deram algumas pinceladas. "Eu os convidei para participar e foi muito bacana. Muitos descobriram a arte e viram que eram capazes de fazer", afirmou.

Clóvis Júnior é uma dos maiores expoentes da arte naïf que, segundo o artista, significa o espontâneo, que sai de dentro para fora. E falando em fora, ainda no primeiro semestre de 2017, os frutos do paraibano serão colhidos em terras internacionais. É que ele está se preparando para duas grandes exposições, uma em Nova York, nos Estados Unidos, e a outra em L'Aquila, na Itália.