Cultura

Festival de Música Clássica de João Pessoa tem programação divulgada

Abertura acontece neste domingo (27) com violonista Yamandú Costa.



Nina Jacobi
Nina Jacobi
Evento começa neste domingo (27) com apresentação do violonista Yamandú Costa

Começa neste domingo (27) em João Pessoa o 4º Festival Internacional de Música Clássica. O evento, que vai até o dia 3 de dezembro, é gratuito e acontece no Centro Histórico com nomes importantes da música erudita do mundo.

Confira a programação completa do evento.

A abertura acontece no adro da Igreja de São Francisco, no Centro, com a presença do violonista gaúcho Yamandu Costa. Ele sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, com o maestro Laércio Diniz, executando obras clássicas e populares. A apresentação começa às 19h.

Os concertos acontecem ao longo da semana em quatro igrejas: a do Carmo, Batista, São Bento e São Francisco. A novidade é que este ano o encerramento será no Parque da Lagoa, às 17h, com apresentação do violinista Ricardo Herz, dividindo o palco com a Sinfônica Municipal.

Ao todo, serão 22 atrações, sendo onze delas internacionais. São nomes celebrados nos palcos internacionais, como a saxofonista holandesa Femke Ijlstra, a violista mexicana Dana Zemtsov e a violinista Rosanne Philippens.

O maior evento de música clássica de João Pessoa terá representantes de nove países, seis deles da Europa, incluindo dois da Península Balcânica e um do Leste Europeu, além de México, Argentina e Brasil.

“Esses músicos vão se encontrar aqui em João Pessoa, muitos deles pela primeira vez, para realizar um concerto inédito, estreando na cidade apresentações que poderão rodar o mundo depois”, comenta o diretor artístico do festival, o músico Alberto Johnson.

Do Brasil, participam o duo Duas, o Trio de Cordas da Universidade de Goiás e o Quarteto Encore. Entre os artistas da casa, o grupo Iamaká, um trio formado pelos músicos Daniel Espinoza, Daniel Pina e Lucas Bojijian, a Banda de Música da Cidade de João Pessoa 5 de Agosto e a Orquestra Municipal de João Pessoa, sob a regência do seu titular, o maestro Laércio Diniz, também diretor artístico do festival.

Além disso, a programação contempla concertos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, do Rio de Janeiro e de dois núcleos de João Pessoa, Alto do Mateus e Mangabeira.

“Estamos criando um calendário não só cultural, mas também turístico, uma vez que a repercussão no exterior e nos estados circunvizinhos à Paraíba, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, só faz crescer”, ressaltou o Diretor Executivo da Funjope, Maurício Burity.

Masterclasses

Além dos concertos, os músicos internacionais que se apresentam durante o 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa também irão ministrar oficinas nas masterclasses para músicos da cidade.

De segunda a sexta, às 10h, músicos como Michael Stirling, da Inglaterra, Isabella Piccioni da Itália, Rosanne Philippens, da Holanda e tantos outros vão ensinar técnicas que são apreciadas no exterior para instrumentos como viola, violino e violoncelo.

As aulas acontecem entre o Hotel Globo, Casa da Pólvora e Igreja São Francisco. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do site do evento. Dúvidas podem ser tiradas pelo email cadastro.masterclass@gmail.com.