Cultura

Estacine exibe filmes 'O Garoto de Liverpool' e 'Uma Noite em 67'

Sessões acontecem no sábado (19) e domingo (20) na Estação das Artes, às16h.



Divulgação / O garoto de Livepool
Divulgação / O garoto de Livepool
A biografia musical conta a história de John Lennon (Aaron Johnson) um jovem que não aceita bem as regras.

Os filmes "o Garoto de Liverpool" e "Uma noite em 67" estarão em exibição, neste final de semana, na Estação das Artes. Os filmes fazem parte da mostra "O Mundo da Música", do projeto Estacine, que ocorre no miniauditório III da Estação das Artes, prédio do complexo da Estação Cabo Branco, no Altiplano. A entrada é gratuita e o filme obedece à classificação de idade.

‘O Garoto de Liverpool’ será exibido neste sábado (19). Dirigido por Sam Taylor-Johnson, o filme traz no elenco os atores: Aaron Taylor-Johnson e Kristin Scott Thomas. Produzido no Canadá e Reino Unido, a biografia musical conta a história de John Lennon (Aaron Johnson) um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha 5 anos, ele vive com seus tios George (David Threfall) e Mimi (Kristin Scott Thomas). Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente austera e sisuda.

Durante o funeral do tio ele vê sua mãe (Anne-Marie Duff), que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, o que faz com que Lennon resolva visitá-la. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock’n’roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock. O longa foi lançado no Brasil em dezembro de 2010, tem duração de 1h38 e a classificação indicativa é de 14 anos.

No domingo (20) será exibido ‘Uma Noite em 67’, dos diretores Ricardo Calil e Renato Terra. No documentário vamos encontrar nomes da nossa música brasileira, a exemplo de Roberto Carlos, Gilberto Gil, Nelson Motta. O filme se passa no final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco.

Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos. O documentário foi lançado em 2010, possui duração de 93 minutos e a classificação indicativa é livre para todas as idades.

Projeto Estacine

O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.

No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação foram exibidos mais de 2 mil e 800 filmes.

 
Serviço:
 
Projeto Estacine –  Mostra O Mundo da Música
 
Filme: ‘O Garoto de Liverpool’
Sábado (19)
Hora: 16h
Direção: Sam Taylor-Johnson
Duração: 98 min
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Miniauditório da Estação das Artes
 
Filme: ‘Uma Noite em 67’
Domingo (20)
Horário: 16h
Direção: Ricardo Calil e Renato Terra
Duração: 93 min
Classificação Indicativa: Livre
Local: Miniauditório da Estação das Artes
 
Entrada gratuita