Cultura

Estação das Artes recebe exposição com fotos do prêmio Pierre Verger

Evento começa nesta sexta-feira (18) e vai até o dia 20 de dezembro. 



Os ensaios fotográficos da VIII edição do Prêmio Pierre Verger poderão ser vistos a partir desta sexta-feira (18) no salão principal da Estação das Artes, no Altiplano. A exposição será aberta as 16h30 e fica em cartaz até o dia 20 de dezembro, com entrada aberta ao público de todas as idades.

A exposição itinerante é composta por nove ensaios fotográficos, com 80 fotografias em preto e branco, além de coloridas, resultado do Prêmio Pierre Verger 2016, que aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O prêmio teve por objetivo premiar produções fotográficas de cunho antropológico, que apresentaram qualidade técnica, heurística e estética reconhecida na área.

No local, haverá também uma televisão com a retrospectiva dos 20 anos do Prêmio Pierre Verger, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O prêmio obteve reconhecimento nacional e internacional entre os cientistas sociais, em especial dos antropólogos, por promover e divulgar o uso da imagem no contexto da produção da pesquisa etnográfica.

Na edição fotográfica deste ano foram vencedores Bruno José de Araújo Florêncio (1º lugar - Homens de couro), Gustavo Hamilton de Sousa Menezes (2º lugar – Libertando Raxayõma – o ritual da fartura entre os Yanomami de Ariabú, região de Maturacá – AM) e Rodrigo de Azeredo Grünewald (Menção honrosa – Na Casa de Gentio). Depois de João Pessoa, a exposição segue para Recife (PE) e São Paulo (SP).

Serviço
Exposição itinerante Prêmio Pierre Verger
Abertura: sexta-feira (18) até 20 de dezembro, às 16h30
Local: Galeria da Estação das Artes
Horário de visitação: terça a sexta-feira – 9h às 18h e sábado, domingo e feriado – 10h às 19h.
Entrada gratuita