Cultura

'Cinesolar' leva cinema e atividades sustentáveis para Coremas

Exibições dos filmes acontece a partir de energia sola. Também há atividades relacionadas a sustentabilidade.



Divulgação
Divulgação
Exibição acontece nos dias 1 e 2 de novembro. Além dos filmes acontece diversas atividades

Um inovador projeto que leva cinema às cidades que não contam com as telonas e, ainda de forma sustentável a partir de energia solar vai chegar em Coremas, no Sertão da Paraíba, nos dias 1 e 2 de novembro. É o 'Cinesolar - Caminhos do Brasil', um projeto que utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio do Google. A entrada é franca.

Em ambos os dias, a partir das 18h30 serão exibidos curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças. Às 19h30, começa o filme principal: no dia 1º, o longa-metragem 'Colegas', dirigido por Marcelo Galvão; no dia 2, o longa 'O Palhaço', dirigido por Selton Mello e que tem no elenco Paulo José, Larissa Manoela, Moacyr Franco e Giselle Motta, além do próprio Selton Mello. O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio do Google. A entrada é franca.

Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam nas cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares abertos, como praças públicas e quadras esportivas.

Atividades com foco na sustentabilidade
Em ambos os dias do projeto na cidade, das 14h às 17h será ministrado o 'Oficinema Solar', uma oficina de cinema onde pessoas, especialmente estudantes, aprendem a produzir seus próprios filmes. Um dos momentos mais interessantes do projeto acontece quando o filme produzido durante a oficina é exibido à noite, junto com o longa-metragem e curtas com temáticas sustentáveis. 

Nos dois dias também acontece a Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto. Infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar - como a energia solar se transforma em energia elétrica, por exemplo -. Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no cotidiano.