Cultura

Dilermando Reis é homenageado no Teatro Severino Cabral nesta terça

Evento em homenagem ao instrumentista acontece na Sala Paulo Pontes.



O instrumentista Dilermando Reais vai ser homenageador na noite desta terça-feira (1º), no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. A homenagem fica por conta do convidado violonista paraibano Vinícios de Lucena, com o recital "Sua Majestade o Violão", em alusão ao centenário de Dilermando. Apresentação está prevista para começar às 19h30 e a entrada é gratuita. A homenagem vai acontecer na Sala Paulo Pontes

O recital, que está sendo realizado em quinze cidades brasileiras, é uma reverência ao mestre do violão brasileiro Dilermano Reis, pontuada através de composições e fatos pitorescos da biografia do homenageado.  Em Campina Grande, a apresentação faz parte do projeto 'Falando Música', realizado no teatro.

Homenageado da noite, Dilermando foi instrumentista, compositor e arranjador cuja importante obra, repleta de guarânias, boleros, toadas, maxixes, sambas-canção, valsas, choros, é presença obrigatória nos repertórios dos violonistas do Brasil e do mundo inteiro.

Já o responsável pela homenagem, o paraibano Vinicius de Lucena, iniciou seu contato com a música aos nove anos de idade. Após concluir o curso de violão clássico na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), passou a realizar um trabalho de resgate dos grandes violonistas brasileiros como Sebastião Tapajós, João Pernambuco, Guinga, Baden Powell, Américo Jacomino e Dilermano Reis. Recebeu “láurea acadêmica” pelo excelente trabalho desenvolvido.

Mestre pela Universidade de Aveiro, em Portugal, atuou como instrumentistas em diversos estados brasileiros, como Rondônia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Maranhão. Em 2008 recebeu o prêmio Pixinguinha da Funarte como melhor instrumentista da Paraíba.

Como solista, fez apresentações internacionais durante os anos de 2013 e 2014, se apresentando com a Orquestra Jovem da Universidade Federal da Paraíba, Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Jovem da Paraíba e Grupo de música Antiga Camena. Entre 2012 e 2013 lecionou no Conservatório David de Souza, em Figueira da Foz, cidade portuguesa.

Projeto Falando Música

O projeto 'Falando Música' é uma realização da Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Furne), através do Programa de Extensão em Arte numa parceria com o Teatro Municipal Severino Cabral e idealizado pelo jovem professor de violão da Furne, violonista Fabrício Ferreira.

Com periodicidade semestral, o projeto tem como público alvo não só os alunos de música, mas a comunidade e objetiva o desenvolvimento do gosto pela música nas suas mais diversas manifestações através da realização de Recitais Didáticos abordando temas relevantes para a compreensão da música de um modo geral e da música brasileira em particular.