Cultura

Sabadinho Bom apresenta violinista Chagas Fernandes

Artista se apresentará com seu quarteto na Praça Rio Branco, a partir das 12h30 no Centro de João Pessoa.



Divulgação
Divulgação
Apresentação acontece a partir das 12h30, na Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa.

Os palcos do Sabadinho Bom receberam o violinista Chagas Fernandes e seu quarteto a partir das 12h30 desta Sábado (29), na Praça Rio Branco, Centro de João Pessoa. O choro e o chorinho fazem parte do cardápio musical do projeto realizado pela Prefeitura de João pessoa.

 
Segundo o violinista, Chagas Fernandes, O choro é uma coisa e o chorinho é outra. “O choro é mais antigo, veio do maxixe, é mais ligado ao samba. O chorinho é uma variação mais moderna, com espaço para o improviso”, ensina o instrumentista cearense, radicado há décadas na Paraíba.
 
Clássicos como ‘Sons de carrilhões’, de João Pernambuco, ‘Odeon’, de Ernesto Nazareth, e ‘Lamento’, de Pixinguinha’, estarão no roteiro da apresentação para ilustrar o choro. Do chorinho, o quarteto promete sacar ‘Caixa de fósforo’, de Othon Gomes da Rocha Filho, ‘Pintôso’, de Vicente Ferreira, e um clássico de Dilermando Reis, ‘Tempo de criança’.
 
A essa aula de choro e chorinho, Chagas tempera o repertório com releituras de artistas paraibanos, como Zé Ramalho (‘Táxi lunar’), Geraldo Vandré (‘Caminhando e cantando’), Sivuca (‘Feira de mangaio’), Canhoto da Paraíba (‘Tua imagem’), além de tango (‘Por una cabeza’, ‘La Cumparsita) e até uma ‘Valsa venezuelana’, a número dois, de Antonio Lauro.
 
“A gente vai moldando o repertório de acordo com o que o público vai pedindo”, informa Chagas, cujo violão será acompanhado pelo 'sete cordas' de Jerônimo Pedro, a bateria de Jonas e a percussão de Duda.
 
SERVIÇO
 
Sabadinho Bom apresenta Chagas Fernandes e banda
Quando: Sábado (29), das 12h30 às 15h
Onde: Praça Rio Branco, Centro, João Pessoa
Gratuito