Cultura

Projeto Estacine exibe 'Hitchcock' e 'O Conformista' neste fim de semana

Longas serão exibidos, respectivamente, no sábado (29) e domingo (30).



Divulgação
Divulgação
Anthony Hopkins interpreta Alfred Hitchcock no filme biográfico que conta os bastidores da gravação do filme 'Psicose'.

Os filmes 'O Conformista' e 'Hitchcock' estarão em cartaz no Estacine, respectivamente, neste sábado (29) e domingo (30) às 16h. As exibições acontece no miniauditório III da Estaçaõ das Artes, na Estação Cabo Branco, no Altiplano. É uma realização do  Projeto Estacine. Os filmes têm classificação indicativa de 12 anos e a entrada é gratuita.

 
O Conformista
 
Sob a direção de Bernardo Bertolucci, o filme é ambiente em Roma (Itália), no ano de 1938, no auge do governo fascista de Benito Mussolini. O longa conta a história de Marcello, interpretado por Jean-Louis Trintignant, o mais novo funcionário de Mussolini, que flerta com a bela Giulia, interpretada por Stefania Sandrelli.Casados, os dois vão para Paris em lua de mel. Lá Marcello deve cumprir uma missão designada por seus chefes: eliminar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder. O filme  faz parte da mostra 'Mestres da Pintura' têm classificação de 12 anos e será exibido no sábado (29) às 16h.
 
Hitchcock
 
O filme biográfico é baseado no livro ‘Alfred Hitchcock And The Making Of Psycho’, que revela os bastidores do clássico ‘Psicose’, 1960. Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, Hitchcock não conseguiu apoio para realizar a obra, porque os estúdios não queriam investir em um pequeno filme de terror. O resultado foi uma produção independente, de baixo orçamento, que encontrou grandes dificuldades para driblar a censura e para ser distribuída nos Estados Unidos, em função das cenas de violência e nudez.
 
Além disso, diversos obstáculos surgiram durante as filmagens, como as brigas constantes entre Hitchcock e sua esposa, Alma, interpretada por Helen Mirren, os problemas de saúde do diretor e seus desentendimentos com o elenco. Contrariando todas as expectativas, ‘Psicose’ se tornou uma referência no cinema mundial, e um dos maiores sucessos na carreira do cineasta.
 
O filme ainda conta com a participação de Anthony Hopkins, no papel de Alfred Hitchcock, e de Scarlett Johansson. O filme faz parte da mostra 'Alfred Hichcock' que está em exibição no Projeto Estacine durante o mês de outubro, tem duração de 98 min, classificação indicativa de 12 anos, e será exibido no domingo (30) às 16h.
 
Projeto Estacine
 
O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.
 
No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação foram exibidos mais de 2 mil e 800 filmes.
 
Serviço
 
O Conformista
Miniauditório III - Estação das Artes
Data: Sábado (29)
Hora: 16h
Direção: Bernardo Bertolucci
Duração: 111 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada gratuita
 
Hitchcock
Miniauditório III - Estação das Artes
Data: Domingo (30)
Hora: 16h
Direção: Sacha Gervasi
Duração: 98 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada gratuita