Cultura

Projeto leva peça sobre direitos humanos a postos de combustível

Espetáculo será apresentado em Cachoeira dos Índios, Soledade e João Pessoa.



Divulgação
Divulgação

As cidades de João Pessoa, Cachoeira dos Índios e Soledade recebem, neste mês, o espetáculo 'Óxente, e os direitos da gente?'. A peça, que deve percorrer mais de 100 cidades de 22 estados brasileiros, promove valores relacionados a cultura, educação e, especialmente, a conscientização sobre os Direitos Humanos.

Nesta sexta (14) e sábado (15), o evento ocorre na cidade de Cachoeira dos Índios, no Posto Cahoeira; em Soledade, serão realizadas apresentações na próxima terça (18) e quarta-feira (19), no Posto Papa J. Paulo II. Já em João Pessoa, o espetáculo será apresentado no Posto Pichilau do Distrito Industrial nos dias 21 e 22 de outubro.

O evento é protagonizado por uma equipe de aproximadamente 70 pessoas, a maioria delas, caminhoneiros, e é inspirado no clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. A peça, escrita por Josemir Medeiros e com direção de Tito Teijido, homenageia o Cavaleiro da Triste Figura. Mas, desta vez, a figura quixotesca é encarnada por um caminhoneiro, que, ao longo de sua viagem, busca combater os "monstros" que encontra pelo caminho. Os "monstros" são inimigos que tiram da população o direito a uma vida digna, aos cerceá-los da educação, saúde, condições dignas de trabalho, tolerância à diversidade e o respeito ao meio ambiente.

A peça pe apresentada em postos de combustível e têm o propósito de levar a arte a uma população que tem pouco acesso à cultura em seu dia a dia. O espetáculo integra a ação social Caravana Siga Bem, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e promoverá, em todas as cidades visitadas, dois dias de eventos com uma série de atividades gratuitas voltadas à comunidade.

Confira a programação dos dois dias de evento:

1º e 2º dias
Das 13h às 20h – Serviço de Saúde
Atendimento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde

15h – Projeto Social
Apresentação de projetos artísticos locais

17h – Estúdio Siga Bem
Entrevistas e entretenimento com a equipe da Caravana Siga Bem

19h – Ciclo de Palestras
Palestra Siga Bem Criança
Palestra Siga Bem Mulher
Cinema Rodoviário
Palestra sobre Uso de Drogas

1º dia
21h - Show ao vivo

2º dia
21h – Teatro da Caravana:
"Ó Xente, e os direitos da gente?"
Peça de Teatro com a Equipe da Caravana Siga Bem