Cultura

Hitchcock será homenageado pelo Estacine em outubro

Domingo não haverá exibição do projeto devido as eleições municipais. 'Disque M para Matar' será o filme exibido neste sábado, 1º.



Divulgação/Secom-JP
Divulgação/Secom-JP
Filme 'Disque M para Matar' será o primeiro a ser exibido durante o mês de homenagem ao mestre do suspense, Alfred Hitchcock.

O mestre do suspense, Alfred Hitchcock, será o homenageado do mês de outubro do projeto Estacine. Neste sábado, 1º, às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, será exibido o filme ‘Disque M para matar’. A entrada é gratuita e é observado à classificação indicativa de idade do filme.

Devido as eleições municipais, no domingo, 2, não haverá exibição do projeto. A homenagem a Hitchcock será retomada no próximo final de semana. Na programação estão incluídos os filmes: ‘Os Pássaros’, 8, ‘Os amores de Picasso’, 9, ‘Janela indiscreta’, 15, ‘Sede de viver’, 16, ‘Psicose’, 22, ‘Modigliani – a paixão pela vida’, 24, ‘Hitchcock e os bastidores de Psicose’, 29. A pedido do público que frequenta o Estacine, o filme ‘O conformista’ será exibido no domingo, 30.

O filme que será exibido no sábado, 1º, é “Disque M para Matar” (Dial M for Murder / EUA / 1954), com Ray Milland, Grace Kelly e Robert Cummings. O filme se passa em Londres e conta a história de um ex-tenista profissional decide matar sua mulher para herdar seu dinheiro e também para se vingar por ela ter tido um “affair” um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas algo sai errado e ele encontra uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.

Alfred Hitchcock

Nascido em Londres, em 1899, morreu aos 80 anos na California, no Estados Unidos em 1980. Considerado o mestre do suspense, começou a carreira na Inglaterra. O suspense de Hitchcock trouxe inovações técnicas nas posições e movimentos das câmeras, nas elaboradas edições e nas surpreendentes trilhas sonoras que realçam os efeitos de suspense e terror. O clima de suspense é acentuado pelo uso de música forte e dos efeitos de luz. Dirigiu filmes importantes como ‘Festim diabólico’ (1948), ‘Pacto sinistro’ (1951) ‘Janela indiscreta’ (1954), ‘Um corpo que cai’ (1958), ‘Psicose’ (1960) e ‘Os pássaros’ (1963), dentre outros suspenses.

Serviço

Projeto Estacine
Mostra Alfred Hitchcock
Filme: Disque M para Matar
Data: Sábado, 1º de outubro
Horário: 16h
Local: Miniauditório da Estação das Artes
Classificação: 16 anos