Cultura

Mostra 'Pedaços de Vida' expõe produtos fabricados por pacientes de Caps

Trabalho artesanal ajuda a controlar a tensão causada pelo vício.   



A exposição "Pedaços da Vida" levará para o auditório da Vila do Artesão, em Campina Grande, produtos artesanais e em mosaico feitos por pacientes do Centro Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD). A exposição começa a partir das 9h desta quarta-feira (28).

Os artigos da mostra foram produzidos nas oficinas de socialização e habilidades manuais, realizadas com os pacientes do Caps AD. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da cidade, Elizabeth Ludgério, o trabalho com artesanato faz parte das atividades de recuperação e ajuda a controlar a tensão causada pelo tratamento do vício.

"Intitulamos a mostra como 'Pedaços de Vida' porque são peças em mosaico e porque retratam um pouco das vidas dessas pessoas. Vidas, muitas vezes, fragilizadas e fragmentadas pelos problemas causados pelos vícios", afirma Elizabeth. A Vila do Artesão também terá um estande onde serão comercializadas as peças de artesanato produzidas pelos pacientes de toda a Rede de Saúde Mental.

A secretária Municipal de Saúde, hoje, dispõe de oito caps e seis Residências Terapêuticas, além de um Centro de Convivência. No total, são atendidas 7 mil pessoas na Rede de Saúde. O Caps AD III, que atende crianças e adolescentes usuários de crack, álcool e outras drogas, recebeu qualificação do Ministério da Saúde pelos serviços prestados.