Cultura

O feminino e suas representações estão em exposição em Campina Grande

Visitação acontece de segunda a sábado, das 9h às 21h. 



Divulgação
Divulgação
A exposição 'Malleus Maleficarum' foi aberta ao público nessa quarta-feira (10)

Pautada exclusivamente na figura feminina e em suas representações, a exposição 'Malleus Maleficarum', da artista/desenhista Natália Damião, foi aberta ao público nessa quarta-feira (10), no Teatro Municipal Severino Cabral, no Centro de Campina Grande. De acordo com os organizadores da mostra, os trabalhos expostos são feitos na técnica do grafite sobre o papel. A visitação acontece de segunda a sábado, das 9h às 21h.
 
O trabalho está exposto na Galeria de Artes Irene Medeiros, onde vai ficar até o dia 5 de setembro. “A importância cultural da exposição destes trabalhos apoia-se na necessidade de por em evidência as manifestações artísticas que retratem o feminino sob a ótica e a produção de uma autêntica representante deste sexo”, comentou Natália.
 
Natália explica ainda que a inspiração vem de “O Martelo das Feiticeiras”, que, publicado no século XV, é o mais notório compêndio a tratar comportamentos, diagnósticos e ações a serem tomadas contra mulheres acusadas de práticas de bruxaria.  Escrito por pessoas do sexo masculino, e dividido em três partes, o manual ensinava os juízes a processar, inquirir e condenar essas mulheres.
 
Segundo Natália, O Martelo das Feiticeiras, hoje, pode ser entendido por meio da metáfora de que as mulheres ainda são submetidas a um manual de comportamentos esperados, passíveis de julgamentos perante a sociedade. A figura da bruxa ainda representa atualmente a resistência, força, coragem, rebeldia e emancipação contra o domínio patriarcal.