Cultura

'Vai ser maravilhoso', revela Leona Cavalli sobre espetáculo em JP

Ela e Rubens Chachá apresentam peça 'Frida y Diego' neste fim de semana.



Divulgação
Divulgação
Atriz, que estava afastada dos palcos há nove anos, volta ao teatro ao lado de Rubens Chachá

Em passagem por João Pessoa neste fim de semana para apresentações da peça 'Frida y Diego', a atriz Leona Cavalli se disse ansiosa para conhecer os pessoenses amantes do teatro e da história da pintora mexicana Frida Kahlo. "O público pode esperar um encontro com a paixão e o pensamento de Frida e Diego Riviera, dois artistas maravilhosos que deixaram um legado na arte, no comportamento e na cultura latino-americana", afirmou.

Com Leona e Rubens Chachá dando vida aos personagens principais, o espetáculo acontece neste sábado (6) e domingo (7) no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, às 20h. Os ingressos custam R$ 100 (plateia, inteira) e R$ 90 (frisas A e B, inteira) e ainda podem ser adquiridos na internet, por meio do site Ingresso Rápido

O texto, escrito por Maria Adelaide Amaral, se passa entre os anos de 1929 e 1953, mostrando a conturbada relação do casal que, neste período, se dividia entre o México, a França e os Estados Unidos. A montagem faz questão de ressaltar as mútuas infidelidades e as constantes brigas dos pintores, além das fortes personalidades e das convicções artísticas e políticas de ambos.

Sobre a preparação para viver a figura de Frida, Leona contou que aprendeu bastante com a determinação, a superação e o poder de transformação que a personagem sempre demonstrou. "Eu brinco que durante os ensaios eu não podia nem ter dor de cabeça, porque ela teve um acidente sério que a deixou com muitas marcas e dores a vida inteira, mas em nenhum momento se colocou como vítima, sofredora, dependente", mencionou.

Mais que proporcionar o desafio de interpretar uma artista que "transformava tudo em arte", 'Frida y Diego' marca a volta de Leona aos espetáculos teatrais depois de nove anos longe dos palcos. Conhecida pelos frequentes papéis na televisão e no cinema, a atriz ressaltou que se impressiona com o vigor que o teatro vem ostentando no Brasil. "Atualmente, mesmo com a internet e a TV, o teatro só se fortalece. É um encontro ao vivo, então todas as mídias estão agregadas ali. Para mim, é sempre muito gostoso fazer", frisou.

Segundo ela, estar no teatro também traz a oportunidade de viajar e visitar estados que sempre admirou, como a Paraíba. "Já fui à Paraíba e a João Pessoa há muitos anos e adorei, principalmente porque a Paraíba é uma terra de grandes artistas. Então voltar com essa personagem que é tão forte culturalmente e que amava tanto a diversidade vai ser maravilhoso", comentou.

Dança dos Famosos

Confirmada para temporada 2016 do quadro 'Dança dos Famosos', do programa Domingão do Faustão, Leona já conta com uma agenda cheia de atividades para o segundo semestre. A atriz, que vai participar da disputa dominical ao lado de nomes como Solange Couto e Joelma, admitiu que, apesar da familiaridade com a dança, o desafio será grande.

"Dancei algumas vezes em cena, no teatro, nas minisséries 'Amazônia' e 'Dalva e Herivelto', por exemplo, mas agora vai ser completamente diferente, porque o programa tem muitos ritmos como a dança de salão", observou, revelando como tem sido o início da preparação. "Por enquanto, estou fazendo o condicionamento físico. Os ensaios começam só daqui a pouco".