Cultura

Grupo de tradições populares de CG faz turnê pela Europa

Viagem atende a um convite de festivais que serão sediados no Sul da Itália.



Divulgação
Divulgação
No espetáculo “Raízes do Brasil”, o Acauã faz um passeio pelas mais diversas danças, originárias de diferentes localidades do país

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sairá em turnê pela Europa nesta semana, onde apresentará o espetáculo “Raízes do Brasil”. A viagem atende a um convite de organizadores de festivais, que serão sediados no Sul da Itália, e funcionará também como parte da celebração dos 30 anos do grupo.

No espetáculo “Raízes do Brasil”, o Acauã faz um passeio pelas mais diversas danças, originárias de diferentes localidades do país. Assim, a coreografia se mostra sempre renovada, com contornos diferentes, resultado das pesquisas que o grupo faz. Entre as danças exibidas, conforme o diretor do Acauã, o professor Agnaldo Barbosa, estarão Sequência Nordestina, Dança do Boto, Cavalhada e Coco.

O grupo viaja nesta quarta-feira (3), retorna no dia 19 de agosto, e fará parte do “27º Festival Internazionale Del Folklore Di Carpinone” e do “Sannio Mondial Folk Festival – Fragneto Monforte”. Segundo Agnaldo, a última vez que o Acauã esteve na Europa foi em 2014.

O professor acrescentou que, para 2017, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra está preparando um extenso material comemorativo, referente aos 30 anos, com a publicação de um livro, CD e DVD. “Temos uma parceria com a Coordenadoria de Comunicação da UEPB, que nos auxiliará nisso, e as fotos de Paizinha Lemos já servirão para o que será publicado, que conterá, ainda, as músicas que o grupo utiliza, cifradas, e também as coreografias”, explicou.