Cultura

'De João para João': morte de João Pessoa será apresentada em peça

Espetáculo retoma últimas conversas do presidente com João Dantas.



Serão retomadas, a partir deste domingo (3), as apresentações do espetáculo 'De João para João', uma peça sobre o assassinato de João Pessoa que estava em cartaz desde o último mês de abril. As novas apresentações acontecerão na Usina Cultural Energisa, em alguns domingos de julho - nos dias 03, 17 e 31 -, sempre a partir das 19h.

O espetáculo, do grupo Sagarana Produções Teatrais, fará também outras apresentações em algumas cidades paraibanas em datas alternadas. A peça trata do assassinato de João Pessoa e de suas consequências na política de 1930. “É uma peça com dois atores em cena, durante toda a ação, que representam os personagens de João Pessoa e João Dantas, num diálogo carregado de emoção e referências históricas durante os últimos instantes do presidente João Pessoa, no momento do seu assassinato”, afirma o ator Flávio Melo, que interpreta o advogado e jornalista João Dantas.

Tarcísio Pereira, que contracena com ele no papel do presidente assassinado, é também autor e diretor do espetáculo. “Trouxemos para a cena um momento da nossa história que foi além de um mero fato político na Paraíba, mas que extrapolou as fronteiras do estado e chegou a deflagrar um movimento nacional que derrubou dois presidentes da República, a partir da morte de João Pessoa. Isso tem atraído um bom público e gerando uma excelente repercussão por parte de quem vem assistindo”, diz ele.

A peça tem trilha sonora original composta pelo maestro e compositor Eli-Eri Moura, da Universidade Federal da Paraíba. Além de Eli-Eri, constam na ficha técnica os nomes de João Batista Mendonça (Iluminação); Bruno Fonseca (operação de áudio); Antonio David (fotografia cênica); Cristovam Tadeu (na produção de Arte Visual), e Claudevan Ribeiro (na coordenação técnica).

Os ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro a partir das 18hs, ao preço de R$ 30,00 (Inteira), e R$ 15,00 (meia).